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Profarma inicia operação no Rio Grande do Sul

Por Redação em 17 de julho de 2007 às 12h30 (atualizado em 26/04/2011 às 16h59)

Meta da companhia é dobrar a participação na região Sul e movimentar, só em Canoas, R$ 14 milhões em mercadorias

A Profarma, distribuidora de produtos farmacêuticos, investiu R$ 13 milhões na aquisição de um centro de distribuição na cidade de Canoas (RS), cujas operações têm início hoje, 17 de julho. O CD ocupa uma área total de 5.000 m2, sendo 3.500 m2 de área de estocagem, conta com cem funcionários e será responsável pelo abastecimento de 1.400 farmácias. Ao todo, 1,2 milhão de unidades serão movimentadas por mês nesta unidade, que tem capacidade para armazenar 1,5 milhão de itens. A expectativa da empresa é movimentar no local R$ 14 milhões em mercadoria por mês.

A compra do CD faz parte da estratégia da empresa de se consolidar na região Sul. Antes pertencente à distribuidora de medicamentos e perfumaria Dimper, o centro de distribuição movimentou, em 2006, R$ 132 milhões. Ele está localizado a 20 quilômetros do centro de Porto Alegre, capital do quarto maior mercado farmacêutico do Brasil. Dados divulgados pela Profarma mostram que, no ano passado, o Rio Grande do Sul consumiu R$ 1,5 bilhão em produtos do segmento, o que representa 7,3% do mercado nacional.

O diretor Financeiro e de Relações com os Investidores da Profarma, Max Fischer, reforça a tese. O executivo calcula que, hoje, 10% das vendas da Profarma sejam realizadas na região Sul. A meta, agora, é de que este índice dobre. Para isso, a companhia aposta na estrutura já existente do CD gaúcho. O executivo ressalta que a unidade conta com uma esteira simples que corre por todo o espaço do CD. “Dividimos o centro em estações, alocando, manualmente, itens de picking semelhantes a fim de evitar gargalos”, diz.

Além de Canoas, a Profarma conta, na região Sul, com um centro de distribuição em Curitiba. Ao todo, a empresa administra onze centros, instalados em nove estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, inaugurado em janeiro deste ano, Ceará, que iniciou as operações em maio de 2007, – e no Distrito Federal. Números apresentados pela empresa dão conta de que, com a estrutura atual, a Profarma atinge 87% do mercado brasileiro, num total de 24.800 pontos-de-venda, responsáveis por 9.100 pedidos diários.

Fischer revela que, apenas este ano, a empresa investiu R$ 30 milhões para a abertura dos centros de distribuição de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Sul. As iniciativas, segundo ele, reforçam a estratégia da empresa de se posicionar nas principais regiões consumidoras do Brasil. “Tivemos uma boa receptividade no Nordeste. Atualmente, a região representa 14% de nossas vendas. Antes, respondia por 10%”, afirma.

www.profarma.com.br

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