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Projeção positiva de vendas online de bens de consumo em 2007

Por Redação em 3 de janeiro de 2007 às 15h09 (atualizado em 27/04/2011 às 18h02)

Estudo VOL revela ritmo acelerado de crescimento no varejo

A estimativa do Índice de Varejo Online (VOL) para 2006, divulgada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) e pela E-Consulting, aponta a possibilidade de um empate na liderança do ranking dos itens mais vendidos pela internet no Brasil em 2007. As operações de automóveis, que tradicionalmente lideram o setor no país, têm grande chance de serem alcançadas pelo volume de vendas de bens de consumo, como CDs, DVDs, livros e outros itens comercializados nas lojas virtuais e nos leilões para pessoa física.

O VOL é um indicador da E-Consulting, criado em parceria com a Camara-e.net e medido pelo SRC (Strategy Research Center – Centro de Pesquisas em Estratégia), que utiliza em seu racional de cálculo o faturamento dos principais representantes do comércio eletrônico nacional, incluindo bens de consumo, turismo (incluindo passagens aéreas) e automóveis. As estimativas no ano passado apontavam para um montante de R$ 13,3 bilhões no indicador e, em 2007, a previsão é do VOL bater a casa dos R$ 17,4 milhões.

Do total de 2006, R$ 6,4 bilhões seriam originados nas operações de venda de autos, R$ 4,1 bilhões se referiam aos bens de consumo e R$ 2,8 bilhões ao turismo. “Há dois anos, a venda de bens de consumo representava apenas um terço do acumulado em automóveis”, afirma Gastão Mattos, consultor do Comitê de Varejo Eletrônico da Camara-e.net. “Os números de 2006 já mostram uma representatividade de dois terços e, pelo ritmo acelerado de crescimento, projetamos que acontecerá em 2007 o empate e possivelmente até a ultrapassagem desta modalidade”.

Em 2005, o valor das vendas de automóveis foi responsável por 52% do total do VOL; no ano passado, a previsão era da representatividade deste segmento cair para 48,5%. No sentido inverso, a venda de bens de consumo representava em 2005 29% do montante e em 2006 a estimativa era de atingir 31%.

As análises e estudos conduzidos pela E-Consulting apontam que o VOL equivale a aproximadamente 3,5% do varejo tradicional no Brasil – os dados são estimados a partir do índice-base do IBGE. “Mesmo com sazonalidades e oscilações refletidas em quedas em alguns meses, o VOL registrou forte crescimento frente ao desempenho da economia do país. O comércio eletrônico apresentou alta de 32% em 2005 frente a 2004, muito acima da maioria das atividades econômicas e modalidades de varejo, e deve elevar esse crescimento para 34,3% em 2006”, explica Manuel Mattos, presidente da Camara-e.net.

www.camara-e.net

www.e-consultingcorp.com.br


 

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