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Estudo da UPS revela as melhores práticas de exportação das PMEs

Nova pesquisa ressalta a importância de escolher uma rede logística ideal e desenvolver incentivos competitivos
Por Redação em 4 de setembro de 2014 às 15h16 (atualizado às 15h20)

A UPS divulgou, neste mês de setembro, os resultados do UPS Business Monitor Export Index Latin America (BMEI), um estudo encomendado pela empresa e conduzido pela RGX Global Export Network, voltado às pequenas e médias empresas (PMEs) na América Latina. O objetivo do trabalho foi analisar as melhores práticas do segmento para exportação.

O relatório revela fatores importantes para o sucesso, incluindo a importância do trabalho em conjunto com um provedor de logística multifuncional, realização de pesquisas, aproveitamento dos incentivos existentes e implementação de preços competitivos.

Os oito países pesquisados no estudo foram Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, México, Panamá e Peru. O relatório destacou as seguintes metodologias utilizadas pelas PMEs de sucesso:

Parcerias 

A maioria dos entrevistados indicou a importância de escolher as soluções de logísticas adequadas para atender às exigências dos compradores internacionais. A parceria com um parceiro de logística que tem recursos internacionais e experiência comprovada em gestão de cadeia de suprimentos, incluindo corretagem, implementação de transporte multimodal, e contratos de logística, entre outras soluções, permitirá que as PMEs aumentem o seu negócio. Além disso, podem construir cadeias de abastecimento mais eficientes, gerenciar as exigências aduaneiras e estruturas tributárias que se aplicam às exportações, que são consideradas pelas PMEs como barreiras para seu crescimento internacional.

Planejamento e Pesquisa

Como estratégia para entrar em novos mercados de exportação, a maioria das PMEs entrevistadas realizou alguma forma de análise de pesquisa para avaliar oportunidades de negócios. O BMEI descobriu que a maioria delas criou um departamento interno dedicado especificamente à gestão de exportações dentro de sua organização. Além disso, como forma de minimizar os custos e aproveitar os recursos existentes no mercado, foram firmadas parcerias com entidades do setor público e privado para obter os dados da indústria.

Descontos e preços competitivos

O BMEI descobriu que descontos e preços competitivos são uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas de produtos. A maioria dos entrevistados oferece descontos com base no volume comprado e realização de pedidos antecipados. Os descontos promovem incentivos adicionais para a fidelidade do cliente e compras futuras.

Certificação de produto

De acordo com o BMEI, a fim de conduzir os negócios de exportação com sucesso, as PMEs obtiveram certificações de produtos de entidades externas para gerenciar padrões de qualidade de produtos e oferecer serviços de valor agregado. Certificações do produto ajudam a atestar o cumprimento das exigências de vendas para os seus produtos nos mercados locais e estrangeiros.

Financiamento

As PMEs que precisam de financiamento privado podem considerar a ajuda de organizações locais de exportação que normalmente têm acesso a recursos financeiros respeitáveis.

Promoção e comunicação

É recomendável ter um intermediário no país de destino, que pode promover serviços e obter contatos para impulsionar as vendas. Além disso, estabelecer uma presença em plataformas de mídia social é considerado uma estratégia eficaz para maior promoção. E mais, a participação em conferências globais importantes pode ajudar a aumentar a exposição da marca de produtos e serviços entre o público-alvo.

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