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VLI adquire 78 unidades de vagões para atender novo fluxo de fertilizantes no Arco Norte

Nova rota inicia com capacidade para 1,5 milhão de toneladas ao ano
Por Redação em 26 de abril de 2023 às 9h42
VLI adquire 78 unidades de vagões para atender novo fluxo de fertilizantes no Arco Norte

A VLI comprou neste mês de abril 78 unidades de vagões Hopper HTT, destinados para o transporte de commodities agrícolas e fertilizantes. Os novos vagões incrementarão a capacidade de cargas da companhia no Corredor Norte, que liga os estados do Tocantins e do Maranhão, onde está prestes a ser oficialmente inaugurado um novo corredor logístico de fertilizantes.

“Temos resultados crescentes ano a ano no Corredor Centro-Norte, fruto da confiança dos clientes na eficiência e na segurança do sistema integrado da VLI. Os novos vagões chegam para dar vazão a este crescimento natural de carga, acrescido dos volumes da nova operação de fertilizantes”, afirma o diretor de Operações do Corredor Centro-Norte da VLI, Daniel Schaffazick.

De acordo com a VLI, os vagões Hopper HTT, desenvolvidos e produzidos pela Greenbrier Maxion, possuem três principais diferenciais: redução do comprimento sem perda de volume, diminuição da tara (peso) e aumento da vida útil. Com todas essas otimizações, há um incremento na capacidade de carga por trem.

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Também se destaca o sistema descarga rápida e o revestimento interno com pintura especial, que não retém a carga no interior do vagão. Além disso, as novas unidades possuem o sistema do truque Motion Control®, de alto desempenho e com redução do desgaste de componentes, gerando menor consumo de combustível e mais segurança. Desde 2020, a companhia já adquiriu mais de 300 vagões para sua frota do Corredor Norte.

“Os vagões proporcionam a máxima eficiência logística para a VLI, além de contribuir com meio ambiente com a redução do consumo de combustível e de emissão de carbono, favorecendo toda a cadeia e trazendo vantagem competitiva para o modal ferroviário. O comprometimento com o meio ambiente não é mais uma opção e sim um pré-requisito de sobrevivência na nossa forma de fazer negócio”, observa o presidente da Greenbrier Maxion, Eduardo Scolari.

Novo corredor de fertilizantes
O novo corredor de fertilizantes do Arco Norte brasileiro é resultado de uma parceria entre a VLI e a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi), interligando o terminal da Copi, no Maranhão, ao Terminal Integrador de Palmeirante, construído e operado pela VLI no Tocantins. 

Os investimentos iniciais do projeto é de aproximadamente R$ 200 milhões, com uma capacidade inicial de movimentação de 1,5 milhão de toneladas ao ano. A partir do Terminal de Palmeirante, os insumos atenderão aos produtores situados numa área que abrange os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além de Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal.

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