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Bamin vence a licitação e passa a gerir 537 km da Ferrovia de Integração Oeste-Leste

Concessão vai durar 35 anos e prevê investimentos de R$ 3,3 bilhões; meta é iniciar operação no trecho 1 em 2025
Por Redação em 12 de abril de 2021 às 10h57 (atualizado às 11h08)

A Bahia Mineração (Bamin) venceu o leilão e será a concessionária de 537 quilômetros da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) no trecho entre Ilhéus e Caetité, na Bahia. O resultado foi divulgado após realização do leilão de subconcessão na B3, em São Paulo, pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra), por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Única a participar do leilão, a Bamin passa a ser responsável pela finalização do empreendimento e operação do trecho 1, em uma concessão que vai durar 35 anos. Ao todo serão investidos R$ 3,3 bilhões, sendo que R$ 1,6 bilhão será utilizado para a conclusão das obras, que estão com 80% de execução. Esses investimentos também vão contribuir para a criação de 55 mil empregos entre diretos, indiretos e efeito-renda ao longo da concessão.

A expectativa é de que o trecho 1 da Fiol entre em operação em 2025, transportando mais de 18 milhões de toneladas de carga. Em 10 anos, esse volume deve mais que dobrar, superando os 50 milhões de t em 2035.

O traçado da Fiol 1 atravessará as cidades de Ilhéus, Uruçuca, Aureliano Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê e Caetité, todas na Bahia.

A ferrovia será o modal de transporte para cargas como minério de ferro, alimentos processados, cimento, combustíveis, soja em grão, farelo de soja, manufaturados, petroquímicos e outros minerais.

No início das operações, 16 locomotivas e 1.400 vagões estarão em operação, dos quais, pelo menos, 1.100 serão destinados ao escoamento de minério de ferro. Em 10 anos, a expectativa é chegar a 34 locomotivas e 2.600 vagões.

Fiol

O Governo Federal também trabalha nos projetos para concessão dos outros dois trechos – a Fiol 2, entre Caetité e Barreiras, na Bahia, com obras em andamento, e a Fiol 3, de Barreiras a Figueirópolis TO), que aguarda licença de instalação por parte do Ibama.

A Fiol será um corredor de escoamento com 1.527 quilômetros de trilhos, ligando o porto de Ilhéus, no litoral baiano, ao município de Figueirópolis, ponto em que ela se conectará com a Ferrovia Norte-Sul e o restante do país.

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