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Rodoanel Belo Horizonte inicia construção com investimento de R$ 5 bilhões

Projeto deve conectar 11 cidades e reduzir tempo de viagem em até 50 minutos
Por Redação em 27 de novembro de 2024 às 7h10
Rodoanel Belo Horizonte inicia construção com investimento de R$ 5 bilhões
Foto: Reprodução/YouTube
Foto: Reprodução/YouTube

As obras do Rodoanel Belo Horizonte estão programadas para começar em 2025, marcando um investimento de R$ 5 bilhões na região metropolitana da capital mineira. O projeto prevê a construção de uma rodovia de 100 quilômetros que interligará 11 cidades, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, facilitar o transporte de cargas e estimular o desenvolvimento econômico regional.

Divisão e etapas da obra
A construção será realizada em etapas. A primeira abrange 70 quilômetros, conectando Sabará, Santa Luzia, Vespasiano e a MG-424. O segundo trecho ligará Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves e Contagem, terminando na BR-040. Já o terceiro trecho interligará Contagem e Betim, finalizando no contorno da BR-262.

O governo de Minas Gerais investirá R$ 3,07 bilhões na primeira etapa, enquanto a concessionária Rodoanel BH S.A, subsidiária da INC SPA, aportará R$ 2 bilhões.

Impactos e benefícios esperados
A nova rodovia deve reduzir o fluxo de 5 mil caminhões na área urbana de Belo Horizonte e diminuir o tempo de deslocamento entre 30 e 50 minutos, tanto para mobilidade urbana quanto para o transporte de cargas.

Estudos indicam que o projeto pode gerar até 15 mil empregos diretos e indiretos, além de fomentar um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) regional entre 7% e 13% nos próximos dez anos. Outras melhorias incluem o aumento da produção econômica na região e a criação de novas oportunidades para empresas e negócios.

Questões ambientais e críticas
O projeto enfrenta críticas das prefeituras de Contagem e Betim, que apontam potenciais impactos sociais, como a divisão de bairros e o efeito sobre comunidades locais.

De acordo com Celso Paes, diretor-presidente da Rodoanel BH S.A., as questões ambientais e sociais estão sendo analisadas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), responsável por avaliar os projetos executivos e determinar ajustes. A previsão é que os primeiros documentos sejam concluídos no início de 2025. O Rodoanel Belo Horizonte é a primeira rodovia de classe 0 em Minas Gerais.

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