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Volvo apresenta novas linhas de caminhões FH, FM, FMX e VM

Veículos atendem nova regulamentação de emissões Euro 6/Proconve P8
Por Redação em 14 de outubro de 2022 às 14h30
Volvo apresenta novas linhas de caminhões FH, FM, FMX e VM

A Volvo apresenta ao mercado sua nova linha de caminhões FH, FM, FMX e VM. Os modelos 2023 chegam com mais desempenho, maior economia e significativa redução na emissão de gases poluentes, em linha com a nova regulamentação Euro 6/Proconve P8. Com as inovações, o consumo de combustível pode ser até 8% menor em relação à geração atual.

Linha FH, FM e FMX

Oferecido nas potências 380, 420, 460, 500 e 540cv, o novo motor Volvo D13K Euro 6 é um dos protagonistas da nova linha e traz novidades importantes. Com componentes mais robustos, tem um novo sistema common rail, dotado de injetores de combustível de alta pressão e precisão, além da exclusiva tecnologia de combustão Wave, que garante uma queima mais rápida e eficiente do diesel com o ar e um maior rendimento energético, tudo com foco em economia de combustível e menos emissões.

Outra evolução é o novo turbo compressor, mais eficiente, que permite gerar torque máximo em rotações ainda menores e é mais silencioso. Com as inovações agora introduzidas, é exatamente o mesmo motor que equipa os caminhões da marca na Europa e nos principais mercados globais.

Um significativo aperfeiçoamento se deu nas áreas de segurança, performance e de manutenção. Agora o VEB+ (Volvo Engine Brake Plus), o freio motor da Volvo, vem de série para todos os motores e modelos da linha F. Os novos caminhões Euro 6 mantêm todos os benefícios da geração anterior, incluindo as melhorias aerodinâmicas introduzidas recentemente no chamado Pacote Aero.

Os novos caminhões Volvo Euro 6 estão equipados com uma nova caixa de câmbio I-Shift. Agora em sua sétima geração, a transmissão da marca recebeu muitos aprimoramentos que resultaram em trocas de marcha até 30% mais rápidas na comparação com a versão anterior.

“Nossa nova linha de caminhões Euro 6 vai muito além do que a mudança de legislação exige. Apresentamos melhorias em tecnologia e segurança e uma redução do impacto ambiental. Isso reforça nosso compromisso com a produtividade e a sustentabilidade nos transportes”, assegura Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. 

Linha VM

Todas as versões do Volvo VM estão equipadas com um novo motor de 8 litros, de fabricação própria da Volvo, e os caminhões receberam a nova transmissão I-Shift de sétima geração, a mesma do FH.

O motor Volvo D8K apresenta novo turbo de alta performance e injeção common rail, substituindo o propulsor de 7 litros da geração anterior. É uma tecnologia que se ajusta para baixar as rotações para menor consumo e se adapta em altas rotações quando se precisa de mais desempenho. A nova plataforma oferece potências maiores, de 290 e 360cv, com torque de 1.050 e 1.400 Nm, respectivamente.

São muitas as vantagens da nova motorização, a começar pela melhor performance com maiores velocidades médias e os freios-motor mais potentes, de 210cv e o VEB de 300cv, que proporcionam maior segurança e menor custo de manutenção de componentes e das lonas de freio.

Há também novas opções de tomada de força de fábrica, disponíveis em todas as motorizações, e novos softwares para gerenciar a plataforma eletrônica do veículo, com funcionalidades atualizadas para maior segurança, precisão e confiabilidade. Nessa nova versão, o desligamento do motor após cinco minutos em marcha lenta é automático, uma mudança para incentivar mais economia.

Volvo apresenta novas linhas de caminhões FH, FM, FMX e VM

O VM sai equipado agora com uma nova tecnologia, já presente na linha F, que possibilita a capacidade de rolagem do caminhão no pavimento sem diminuir a velocidade e sem comprometer a segurança. Chamada de I-Roll, essa função automaticamente coloca a I-Shift em neutro assistido e garante que o caminhão aproveite o embalo que a topografia proporciona, gerando uma economia adicional de combustível.

O novo motor permitiu também a implantação da Aceleração Inteligente Volvo, uma tecnologia pioneira da marca que colabora para economizar combustível. Algoritmos projetados pelos engenheiros identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultraprecisa durante a utilização do pedal do acelerador.

Outra inovação foi a introdução do conceito de modos de condução para o VM. Agora, a linha tem novos modos de condução, sendo dois para os veículos rodoviários (Econômico e Performance) e dois para os caminhões vocacionais (Econômico e Off Road). No Econômico, os softwares usam todos os recursos para economizar diesel, e no Performance, utilizam todas as funções para privilegiar o desempenho, como numa ultrapassagem.  No Off Road, a inteligência atua concentrando a atuação para melhorar a dirigibilidade e a manobrabilidade, nas ocasiões em que se trafega em terrenos acidentados, fora de estrada, molhados ou em condições mais difíceis e severas.

O VM tem agora freios eletrônicos EBS, que garantem distâncias menores de frenagem e um aumento da estabilidade do caminhão. Outra evolução importante foi equipar o VM com o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade) um dispositivo de segurança ativa que reduz significativamente o risco de tombamento em curvas fechadas. Além disso, a Volvo introduziu o Auxílio de Partida em Rampa, um sistema eletrônico que, em arrancadas em aclives, dá mais conforto e segurança ao motorista. 

O VM cavalo-mecânico vem agora também na exclusiva versão Tractor Power, equipado sempre com o motor de 360 cv, freio motor VEB de 300cv e caixa I-Shift. Disponível exclusivamente na versão 4x2, é um caminhão ideal para operações de longas e médias distâncias, na faixa das 40 toneladas. 

VMX e VMX Max

A Volvo também promoveu mudanças nos VMs off road. É uma nova família vocacional, composta pelos modelos VMX e VMX Max. Os veículos têm para-choque de aço e duplos eixos trativos 6x4 e 8x4, além de possibilidade de escape vertical. Além disto, a família VMX conta agora com o novo VMX Max 6x4 rígido, que tem um PBT de 34 toneladas. Essa versão vem com o motor de 360 cv e freio motor VEB de 300 cv. Com chassi duplo reforçado, tem uma suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas, sendo a traseira semielíptica de 26 toneladas.

“São inovações que transformam o VM num novo caminhão, mais econômico, mais potente e mais seguro, aprimorando um modelo que vem cada vez mais conquistando o transportador brasileiro”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de Caminhões da Volvo.

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