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Volvo introduz caminhões FH adaptados para biodiesel 100%

Montadora oferece opção de veículos movidos exclusivamente a biocombustível, mas com requisitos específicos
Por Redação em 17 de maio de 2024 às 6h52
Volvo introduz caminhões FH adaptados para biodiesel 100%
Foto: Divulgação/Volvo
Foto: Divulgação/Volvo

A Volvo lançou uma nova versão de seu caminhão FH com capacidade para rodar utilizando 100% de biodiesel (B100). No entanto, essa alternativa está disponível mediante consulta prévia à engenharia da fábrica. Além disso, os transportadores interessados precisam obter autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), uma vez que o B100 ainda não está comercialmente disponível para uso em veículos no Brasil.

Essa iniciativa atende a uma demanda de frotistas que produzem seu próprio biodiesel, especialmente a partir de soja. Para utilizar o B100, esses transportadores também precisarão solicitar aprovação da ANP, que impõe controles rigorosos sobre a produção e armazenamento desse combustível para uso veicular. "Embora o número de clientes seja limitado, estamos comprometidos em oferecer mais uma opção de uso de biocombustível, alinhada à nossa visão de contribuir para a descarbonização dos transportes", afirmou Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões. Veículos comerciais abastecidos exclusivamente com biodiesel podem reduzir entre 30% e 70% as emissões de CO2, dependendo da matéria-prima utilizada na produção do combustível.

Flexibilidade de Opções
Para viabilizar o uso de B100, a Volvo desenvolveu um motor exclusivo baseado nos atuais propulsores Euro 6 da marca. Disponível apenas para o Volvo FH, essa solução permite ao transportador escolher entre diferentes proporções de biodiesel, desde o B14 (diesel S10 com 14% de biodiesel, atualmente disponível nos postos brasileiros) até o B100 (biodiesel puro). "Isso proporciona uma grande versatilidade de uso dos caminhões, uma vez que também podem ser abastecidos com o diesel S10 comum no país, facilitando também a revenda futura do veículo", explicou Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo.

É importante destacar que o uso de B100 é restrito aos veículos fabricados especificamente para essa finalidade. "Não é possível utilizar biodiesel 100% em caminhões que não tenham sido projetados para isso. As versões convencionais dos veículos estão preparadas para operar com o diesel S10 padrão disponível no país", enfatizou Valério.

Pesquisa e Desenvolvimento
A oferta de caminhões compatíveis com biodiesel B100 sob consulta é resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento da Volvo com combustíveis alternativos, visando à redução de emissões. Globalmente, a marca possui uma ampla gama de opções que incluem biodiesel, Diesel Verde HVO (óleo vegetal tratado com hidrogênio) e Biogás GNL (gás natural liquefeito). Como um grupo industrial presente em mais de 100 países, a Volvo é capaz de atender a diversas necessidades de transporte em diferentes mercados. "Investimos não apenas em tecnologias futuras, mas também em soluções que possam descarbonizar o transporte no presente", destacou Roberto Gribosi, estrategista de produto de caminhões da Volvo.

Metas Sustentáveis
Sempre na vanguarda das soluções ambientalmente responsáveis, a Volvo estabeleceu metas globais ambiciosas nessa área. A empresa visa reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040. As novas tecnologias em motores a combustão, movidos a combustíveis cada vez mais renováveis, desempenham um papel importante nessa estratégia. Outros pilares incluem veículos elétricos a bateria (BEV), já disponíveis em vários mercados, incluindo o Brasil (em fase experimental), e veículos elétricos impulsionados por célula de combustível (Fuel Cell), atualmente em testes nas estradas da Europa.

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