O mercado peruano de veículos comerciais pesados registrou, no primeiro trimestre de 2025, o melhor desempenho desde 2014. Segundo dados da Asociación Automotriz del Perú (AAP), foram vendidas 5.500 unidades entre janeiro e março, representando um crescimento de 27,9% em relação às 4.300 unidades comercializadas no mesmo período de 2024.
Do total, 4.631 unidades foram caminhões, o que equivale a um aumento de 25,1% sobre as 3.702 unidades do primeiro trimestre do ano anterior. As vendas de ônibus e miniônibus totalizaram 869 unidades, com crescimento de 45,3% frente às 598 unidades registradas entre janeiro e março de 2024.
Somente no mês de março, as vendas de caminhões alcançaram 1.671 unidades, um crescimento de 47,1% em relação ao mesmo mês de 2024. No segmento de ônibus e miniônibus, foram vendidas 277 unidades, alta de 25,9% na mesma comparação.
De acordo com Alberto Morisaki, gerente de Estudos Econômicos e Estatísticas da AAP, o crescimento do setor está relacionado ao aumento dos investimentos no setor privado. “O crescimento desse segmento responde ao avanço do investimento privado, que impulsionou setores como mineração, manufatura, comércio e agronegócio, entre outros, todos eles grandes demandantes de veículos pesados”, afirmou Morisaki.
Segundo o executivo, a alta nas vendas de ônibus e miniônibus reflete a recuperação dos setores de transporte de passageiros e turismo, impulsionados por maior dinamismo no consumo privado e nos investimentos. “Esse desempenho está alinhado com a retomada gradual da atividade econômica e da mobilidade urbana e interurbana”, acrescentou.
No segmento de caminhões, os maiores crescimentos foram registrados nas faixas de peso bruto total (PBT) entre 3,5 e 8 toneladas e entre 8 e 16 toneladas, ambas com aumento de 30,6%. O segmento de cavalos mecânicos (tracto caminhões) teve crescimento de 23,5%, enquanto os veículos pesados acima de 16 toneladas avançaram 18,4%.
Entre as marcas, a Isuzu lidera nas categorias de caminhões entre 3,5 e 8 toneladas e de 8 a 16 toneladas. A Volvo ocupa a liderança nos segmentos de veículos acima de 16 toneladas e de tracto caminhões. Já a Mercedes-Benz mantém a liderança no mercado de ônibus e miniônibus.