O Terminal de Uso Privado (TUP) da Atem, localizado em Belém (PA), foi o ponto de partida de uma operação inédita na navegação sul-americana. Entre os dias 8 e 24 de outubro, o terminal sediou o embarque de 16 barcaças empilhadas transversalmente no navio de carga pesada AAL Hamburg, marcando o início do transporte das embarcações que integrarão a frota fluvial da LHG Logística na Hidrovia Paraguai–Paraná.
A operação utilizou o método de elevação em tandem, com guindastes de alta capacidade responsáveis por içar barcaças de aproximadamente 380 toneladas cada. A execução exigiu planejamento detalhado de engenharia naval, coordenação entre múltiplas equipes e aplicação de protocolos rigorosos de segurança portuária e ambiental.
A escolha do terminal da Atem foi motivada por condições específicas de infraestrutura e governança, incluindo localização estratégica, capacidade operacional e certificações nacionais e internacionais, como o ISPS-Code (International Ship and Port Facility Security Code). O processo contou com o envolvimento conjunto das equipes da Atem Distribuidora e da Navemazônia, braço fluvial do grupo, responsáveis pela coordenação das manobras e pela manutenção das condições de segurança durante todo o carregamento.
A operação também teve acompanhamento da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, da Receita Federal do Brasil, de consultores navais e engenheiros portuários. O trabalho conjunto entre os órgãos e a equipe técnica da Atem assegurou o cumprimento do cronograma de içamento e das exigências legais e ambientais.
O projeto faz parte de uma rota de escoamento de minério financiada pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM), com apoio do BNDES, que conecta o Pantanal e o Centro-Oeste brasileiro ao Uruguai por meio da Hidrovia Paraguai–Paraná. A iniciativa busca ampliar a competitividade do transporte fluvial e integrar os modais logísticos da região.
