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SPA assina acordo de cooperação técnica para uso de tecnologia pioneira no Brasil

Solução utiliza dados coletados por rebocadores da Wilson Sons para monitorar, em tempo real, a profundidade do canal de navegação do Porto de Santos
Por Redação em 30 de dezembro de 2021 às 14h00

A Santos Port Authority (SPA), a Wilson Sons e a DockTech assinaram, neste mês de dezembro, um acordo de cooperação técnica para o aperfeiçoamento e o uso de uma tecnologia inédita de monitoramento do leito marítimo em tempo real que observa a profundidade operacional do canal de navegação e de acesso aos berços de atracação do Porto de Santos (SP).

Desenvolvida pela startup israelense DockTech, a solução mapeia a profundidade do canal e é capaz de entender o padrão de assoreamento dos portos, prevendo como as variações no leito afetam a segurança da navegação e o transporte de cargas.

“Essa parceria é um marco importante, pois mostra que juntos podemos fazer mais e melhor para colocar o Porto de Santos em um novo patamar de desempenho e inovação tecnológica”, afirma o diretor-presidente da SPA, Fernando Biral. A interação com a Wilson Sons e a DockTech é a primeira iniciativa regrada pela norma da SPA que estabelece diretrizes de parcerias para o desenvolvimento de inovações tecnológicas no porto.

A Wilson Sons tem participação minoritária na DockTech e acordo de exclusividade comercial com a empresa para implementação a tecnologia em portos brasileiros. O investimento faz parte da estratégia da companhia de fomentar a inovação e o desenvolvimento da infraestrutura portuária e marítima.

Os primeiros testes com a tecnologia no Brasil ocorreram no Porto de Santos e, agora, com o acordo de cooperação técnica, a parceria será ampliada. “Ter como parceiro estratégico o maior porto da América Latina é muito significativo para nós e oportuno para o aprimoramento da ferramenta”, destaca Márcio Castro, diretor executivo da divisão de rebocadores da Wilson Sons.

A tecnologia da DockTech utiliza dados batimétricos (medição da profundidade) coletados pelos rebocadores da Wilson Sons para criar uma representação virtual dinâmica do leito marítimo. Ao analisar esses dados com algoritmos baseados em inteligência artificial, é possível identificar a ocorrência de assoreamento, antecipar as necessidades de dragagem e garantir maior segurança à navegação.

“A infraestrutura portuária mundial ainda não possui instrumentos capazes de monitorar em tempo real a profundidade dos canais de navegação e o acesso aos berços de atracação. A solução da DockTech possibilita fazer essa medição de forma dinâmica e, assim, evitar restrições de calado operacional, aumentar a segurança da navegação e prevenir o desperdício de recursos com dragagem”, explica Uri Yoselevich, cofundador e CEO da DockTech.

As campanhas para levantamentos hidrográficos, que são utilizados para realizar o monitoramento das profundidades do canal de acesso do Porto de Santos e para o acompanhamento e a medição dos serviços de dragagem, custam em torno de R$ 2 milhões por ano. Biral explica que a nova tecnologia possibilitará à SPA aprimorar seu planejamento e investir de forma mais assertiva e eficiente na manutenção da profundidade do canal de navegação do porto.

Além da redução dos custos, outro benefício apontado pelo executivo da Wilson Sons é a possibilidade de antecipar cenários e entender como condições meteoceanográficas afetam o assoreamento do canal. “A ferramenta nos alimenta com dados 24 horas por dia. Isso permite uma visualização dinâmica do que ocorre no porto. É como substituir uma foto por um filme em tempo real”, explica Castro.

A SPA irá cooperar com a análise técnica e o aperfeiçoamento da ferramenta, sugerindo adequações que atendam às suas necessidades, além de propor novas aplicações e possíveis ganhos viabilizados pela solução.

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