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Ford testa E-Transit elétrica com células de combustível de hidrogênio no Reino Unido

A frota de teste é composta por oito veículos que vão rodar até 2025
Por Redação em 16 de maio de 2023 às 8h00
Ford testa E-Transit elétrica com células de combustível de hidrogênio no Reino Unido
Foto: Divulgação/Ford
Foto: Divulgação/Ford

A Ford está testando no Reino Unido uma nova versão da van elétrica E-Transit que usa eletricidade gerada por células de combustível de hidrogênio, em vez de bateria convencional. Para os testes, estão sendo utilizados oito veículos, que devem rodar até 2025.

"Essa tecnologia tem potencial para atender, principalmente, veículos comerciais maiores e mais pesados, em aplicações que requerem maior autonomia e uso intensivo de energia, com emissões zero", explica a empresa em comunicado.

Com essa tecnologia, as células de combustível de hidrogênio produzem eletricidade combinando o hidrogênio transportado em um tanque no veículo com oxigênio. A única emissão resultante desse processo é água.

O sistema funciona como uma “bateria a gás” para aumentar a autonomia e permitir um carregamento mais rápido que as baterias sólidas conectadas à rede elétrica. De acordo com a empresa, a tecnologia pode beneficiar os transportadores que percorrem longas distâncias com carga máxima e usam equipamentos auxiliares, como refrigeração, e encontram dificuldade para recarregar a bateria durante o turno de trabalho.

Conforme informações da Ford, "o estudo permitirá saber o custo total de propriedade e de operação e o tempo de atividade de uma van grande com emissões zero, comparado a uma equivalente a diesel."

A montadora ainda explicou que "os protótipos serão equipados com células de combustível de alta potência e tanques de hidrogênio otimizados com foco na segurança, capacidade, custo e peso. O projeto vai avaliar também a infraestrutura necessária para o reabastecimento de hidrogênio e a reciclagem de componentes do veículo ao fim de sua vida útil."

Desde a década de 1990, a Ford pesquisa a tecnologia de células de combustível, desenvolvendo protótipos e refinando veículos de teste em parceria com frotistas. Em 2021, a marca apresentou o primeiro protótipo da E-Transit com células de combustível e também está envolvida em vários outros projetos que exploram o uso dessa tecnologia na Europa, inclusive em veículos com motores de combustão interna.

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