A Ford América do Sul selecionou solução da RELEX Solutions, especialista em planejamento unificado de cadeia de suprimentos e varejo, para modernizar suas operações de pós-venda de autopeças. A iniciativa substituirá o sistema atual de supply chain da montadora, com o objetivo de elevar o nível de serviço para concessionárias, aumentar a precisão das previsões, reduzir custos de estoque e automatizar processos logísticos. A implementação, apoiada pela DemandTex, parceira da RELEX, abrangerá Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia.
Com uma rede complexa, que inclui 600 fornecedores, 10 centros de distribuição, 150 mil itens (SKUs) e 400 concessionárias, a Ford busca garantir que as peças certas cheguem no momento adequado, minimizando o tempo de inatividade dos veículos e aumentando a satisfação dos clientes.
A plataforma de inteligência artificial permitirá à Ford otimizar níveis de estoque, inclusive de itens com baixa rotatividade, e automatizar o planejamento para reduzir tarefas manuais. A solução também fortalecerá as capacidades de compras, integrará o planejamento e aplicará previsões de demanda com múltiplos fatores para maior precisão. Além disso, a montadora usará ferramentas de colaboração com fornecedores e planejamento de cenários para alinhar operações com parceiros.
“A abordagem baseada em IA da RELEX nos ajudará a tomar decisões mais inteligentes e rápidas, melhorar a precisão das previsões e elevar o nível de serviço, mantendo o controle de custos“, afirmou Carlos Laprega, gerente sênior de logística de pós-venda de peças da Ford América do Sul.