
A LATAM Cargo, unidade de cargas do Grupo LATAM, inaugurou no último domingo (26/10) sua primeira rota cargueira de exportação entre o Brasil e a Europa, conectando Viracopos (SP), Recife (PE) e Bruxelas (Bélgica).
Operada com aeronaves Boeing 767-300F, a nova rota começa com três frequências semanais e passará a cinco em janeiro de 2026, aumentando a oferta de capacidade de 150 para até 250 toneladas por semana.
A operação tem como foco o transporte de perecíveis, especialmente mangas produzidas em Pernambuco com destino ao mercado europeu — produtos que até então eram embarcados apenas no compartimento inferior de aeronaves de passageiros, a partir de São Paulo.

Mais competitividade para produtores do Nordeste
Segundo Claudio Torres, diretor Comercial da LATAM Cargo na América do Sul, a nova rota reforça o compromisso da companhia com a eficiência logística e a proximidade com os clientes.
“Agora, os produtores de manga de Pernambuco têm acesso direto a um voo cargueiro da LATAM para a Europa, sem precisar deslocar suas mercadorias até São Paulo. Essa rota beneficia não apenas o transporte de frutas, mas todo o segmento de perecíveis da região, que passa a contar com uma alternativa mais ágil, eficiente e competitiva para chegar ao mercado europeu”, afirma o executivo.
A nova conexão consolida Recife como corredor estratégico de exportação do Nordeste. Para Joaquín Rodríguez, diretor-geral da Aena Brasil, a operação reforça o papel da capital pernambucana como polo logístico internacional.
“A carga é vetor de desenvolvimento econômico. Ao ampliar conectividade e capacidade, avançamos no nosso objetivo de transformar Recife em um hub logístico internacional de referência”, destaca Rodríguez.
Operação dedicada e capacidade ampliada
O trecho inicial Campinas/Viracopos–Recife também oferecerá capacidade para cargas superdimensionadas, produtos perigosos e embarques de grandes volumes, atendendo demandas que exigem transporte cargueiro especializado.
Com a rota Viracopos–Recife–Bruxelas, o envio de cargas brasileiras para destinos estratégicos da Europa torna-se mais rápido e previsível, reduzindo conexões e custos logísticos.
Exportação de perecíveis Brasil–Europa
Atualmente, a exportação de perecíveis do Brasil para a Europa é realizada, em grande parte, nos compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros da LATAM que partem de São Paulo (Guarulhos).
A companhia opera voos regulares para Lisboa (14 frequências semanais), Madri (9), Londres (7), Paris (7), Frankfurt (7), Milão (7), Roma (5) e Barcelona (4), além da rota Fortaleza–Lisboa, inaugurada neste ano com três voos semanais.
Essas operações movimentam mais de 500 toneladas de carga por semana, com destaque para o transporte de frutas, especialmente mangas e melões.
Liderança consolidada no transporte internacional
A LATAM Cargo mantém a liderança no transporte internacional de cargas do Brasil, conectando o país a 23 destinos no exterior por meio de voos cargueiros e compartimentos inferiores de aeronaves de passageiros.
Entre as rotas mais recentes estão Miami–São José dos Campos, Miami–Brasília, Amsterdã–Curitiba, Europa–Florianópolis e, agora, Viracopos–Recife–Bruxelas.
No primeiro semestre de 2025, a companhia movimentou cerca de 45 mil toneladas de cargas entre o Brasil e o exterior — volume 4% superior ao registrado no mesmo período de 2024. Os principais produtos transportados são pescados, frutas, cargas gerais, correio e produtos farmacêuticos.