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VLI estrutura terminais e malha para a movimentação da safra 2022 de soja

Objetivo é também integrar diferentes modais a fim de oferecer um serviço porta a porta
Por Redação em 11 de fevereiro de 2022 às 10h14 (atualizado às 11h25)
VLI estrutura terminais e malha para a movimentação da safra 2022 de soja

A VLI por meio do Terminal Portuário de São Luís (TPSL), no Maranhão, e no Tiplam, Terminal Portuário na região de Santos (SP), iniciou as movimentações da safra de soja 2022. Ainda nesta primeira quinzena de fevereiro, haverá também o primeiro carregamento partindo do Terminal Integrador de Araguari (MG) com destino ao Terminal de Produtos Diversos (TPD), localizado em Vitória, completando o início da movimentação de grãos nos três corredores de exportação operados pela empresa. A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e a Ferrovia Norte-Sul (FNS), no Arco Norte, atuam como rotas de escoamento para os grãos brasileiros destinados à exportação.

De acordo com a empresa, a capilaridade de seu sistema multimodal permite que a soja captada, principalmente, nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso, seja destinada à exportação em três complexos portuários distintos – São Luís, Vitória e Santos.  

“O sistema de multimodalidade integrada propõe uma solução logística porta a porta, na qual captamos a carga em sua origem e fazemos o melhor uso de cada modal de transporte para possibilitar que o produto chegue com maior brevidade ao seu berço de exportação. É isto o que desenhamos para a safra de soja 2022, um sistema eficaz e ágil”, afirma o gerente-geral Comercial de Grãos da VLI, Alexandre Ribeiro.

Para dar vazão a este fluxo, que tem início agora e segue até o segundo semestre, com picos de volume nos meses de fevereiro, março, abril e julho, a companhia utiliza três corredores logísticos – Centro-Sudeste e Centro-Leste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), além do Tramo-Norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS), dos quais a VLI é administradora.

Outros ativos da companhia aplicados nas movimentações são os terminais Integradores de Araguari, Pirapora e Uberaba, em Minas Gerais, os terminais de Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins,  além do Terminal de Porto Franco, no Maranhão, cuja previsão de ativação é o primeiro semestre deste ano.

Em 2020, apenas por intermédio da Ferrovia Centro-Atlântica, a VLI movimentou 25 milhões de toneladas de insumos oriundos do agronegócio. Já pela Ferrovia Norte-Sul, dos 10,66 milhões de t de cargas gerais movimentadas em 2020, cerca de 40% correspondem a volumes agro.

 

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