Sexta-feira, 8 de novembro de 2013 - 11h34
Aeroporto de Petrolina recebe voo cargueiro
Operado pela Lufthansa Cargo, voo é a terceira frequência de aeronaves dedicadas ao transporte de cargas

O Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE), iniciou, no último dia 25 de outubro, as operações de mais um avião cargueiro. Operado pela Lufthansa Cargo, a aeronave, um MD-11, passa a ter frequência semanal no terminal aeroportuário pernambucano. A expectativa é de que sejam movimentadas, por voo, 30 toneladas de diferentes frutas – manga, uva e mamão, por exemplo. Até o final do ano, a estimativa é de que este voo opere 270 t.

Para o gerente Comercial e de Logística de Carga do aeroporto, George Santos, a estrutura de Petrolina vem se consolidando como um dos principais do Nordeste. “Essa nova operação demonstra a capacidade do terminal para atender a demanda de exportação de frutas da região por este modal”, diz.

Petrolina já conta com duas frequências semanais de um Boeing 747-400 cargueiro operado pela Cargolux. O aeroporto Senador Nilo Coelho conta com uma pista de 3.250 metros de extensão e 45 m de largura. O terminal de cargas (Teca) possui 1.540 m² de área para estocagem frigorificada. Ao todo, são seis câmaras com capacidade para armazenar, cada uma delas, 16.000 caixas. Já o espaço destinado às cargas secas é de 141 m².

Números mais recentes divulgados pela Infraero dão conta de que o terminal movimentou, de janeiro a outubro deste ano, 2.400 t de frutas. Em 2012, no mesmo período, foram movimentadas 2.200 t, provenientes da região do Vale do São Francisco.