Segunda-feira, 24 de outubro de 2016 - 9h47
Adimax adota soluções da Omnilink para gerenciamento de frota
Companhia já obteve resultados como redução de incidentes e de consumo de combustível

A fabricante de alimentos para animais de estimação Adimax passou a utilizar as soluções da Omnilink para exercer um controle mais eficiente de sua frota. A companhia procurava um sistema completo, que unisse rastreamento, roteirização, cercas e relatórios gerenciais e que permitisse ainda conhecer detalhes como consumo médio de combustível, velocidade e tempo do percurso. “Antes de adotarmos as soluções da Omnilink, estávamos expostos a furtos e sem controle algum que possibilitasse enxergar a localização e a situação da frota”, explica o supervisor de frota da Adimax, Adriano Domingues. “Fizemos uma pesquisa no mercado, consultamos algumas empresas que utilizavam esse tipo de serviço, realizamos também algumas avaliações e entendemos que as soluções Omnilink eram as mais aderentes às necessidades da empresa”, completa o executivo.

adimax

Gilberto Vasconcelos, diretor Comercial da Omnilink, explica que tanto a solução Omniweb quanto o Omniwebsat possibilitam o processamento e a transmissão de dados por uma central 100% web, permitindo que o cliente faça o rastreamento em tempo real dos trajetos e saiba a localização exata dos veículos, ajudando, assim, a fazer a melhor programação logística possível, a roteirização de notas fiscais e a programação de regras de monitoramento que enviam alertas em situações de exceção.

A Adimax não precisou parar sua operação para a instalação das soluções, que aconteceu em menos de 90 dias. “A equipe da Omnilink se adequou às nossas necessidades e cumpriu com o calendário justo que propusemos, o que demonstra o comprometimento da empresa em nos atender dentro das nossas especificidades”, comenta Domingues. A frota da Adimax está distribuída nos estados de São Paulo, sede da companhia, Pernambuco e Minas Gerais, onde estão as duas unidades fabris, e Bahia, Ceará, Paraná e Rio de Janeiro, que abrigam seus quatro centros de distribuição.

Domingues conta que logo no início dos trabalhos já foi possível mensurar os resultados. “Tivemos uma estabilidade média no consumo de combustível, reduzindo-o em até 10%. Além disso, o cumprimento das rotas pré-estabelecidas otimizou o prazo de entrega em até 15% e diminuiu em 20% os incidentes, como tombamento, avaria e roubo”, destaca. A redução de combustível aconteceu devido aos alertas emitidos pelo sistema da Omnilink quando o veículo atinge o limite de velocidade. Dessa forma, existe uma maior concentração do motorista, que reduz também a emissão de multas. Além disso, a inteligência embarcada nas soluções minimizou a ocorrência de fraudes, com a abertura no tempo exato das portas e baús, por exemplo. “Foi possível criar macros e regras de segurança personalizados e de acordo com o tipo de operação, automatizando o processo e atendendo às exigências do gerenciamento de risco”, explica o supervisor.

O próximo passo é finalizar a fase de testes de outra solução, o Omnijornada, já instalada em 80% da frota e que tem por objetivo auxiliar a Adimax na gestão das atividades do motorista, seguindo as diretrizes da chamada Lei do Caminhoneiro, que estabelece regras para a jornada de trabalho dos condutores.