Segunda-feira, 19 de novembro de 2018 - 9h32
Ford comercializa 21 Cargo 1723 à Ponta Grossa Ambiental
Veículos, utilizados na movimentação de resíduos, são equipados com compactadores de 15 m³ e 19 m³ de capacidade

A Ford entregou 21 caminhões Cargo 1723 Kolector para a Ponta Grossa Ambiental – PGA, empresa responsável pelo serviço de coleta urbana de Ponta Grossa, no estado do Paraná. Os veículos foram fornecidos prontos para operar, implementados com compactadores de 15 m³ e 19 m³ de capacidade, além de um poliguindaste.

A Ponta Grossa Ambiental foi criada em 2004 pelo Grupo Philus e atua desde 2008 na coleta de resíduos da cidade paranaense. Ao todo, a companhia possui em sua frota 50 veículos, sendo 41 da marca Ford. Todos são rastreadados via satélite e dispõem de comunicação por rádio para acompanhamento do serviço em tempo real. Esta é a segunda renovação da frota que, por contrato, deve ser realizada a cada cinco anos nesse tipo de aplicação.

“Não nos preocupamos apenas em adquirir veículos novos, mas que sejam adequados ao serviço e proporcionem o melhor custo-benefício à população”, diz o presidente do Grupo Philus, Marcus Borsato.

Já o diretor de Negócios do Grupo Philus, Vitor Borsato, destaca que na escolha do Cargo Kolector pesaram diversos diferenciais e adaptações que impactam diretamente na operação. “Os motores dos caminhões são mais econômicos, duráveis e menos poluentes”, comenta. Além disso, completa o executivo, a empresa optou por veículos com sistema de transmissão específica para aplicação de coleta de resíduo, assim a troca de marchas é menor e a força do veículo é maior, reduzindo os ruídos.

Divulgação

Os caminhões possuem, ainda, sistema de escapamento posicionado acima da cabine, que levanta menos poeira durante a coleta em vias não pavimentadas, e tomada de força multiplicada, que diminui a necessidade de alta rotação do motor para compactação, tornando a coleta mais silenciosa.

Outros itens foram levados em conta na escolha da frota, como sistema de iluminação com maior alcance para coletas noturnas, renovação da cabine para acomodar quatro pessoas e sistema de fechamento automático da tampa que agiliza o processo de descarga dos resíduos e diminui o tempo da operação.

A Ponta Grossa Ambiental recolhe diariamente cerca de 290 toneladas de resíduos, atendendo uma população de 340 mil pessoas. Realiza, também, a coleta de resíduos recicláveis porta a porta e em 133 pontos de entrega voluntários, encaminhados para associações de catadores mantidas pela Prefeitura Municipal.

Modelo vocacional

O Cargo 1723 Kolector é um dos caminhões mais usados na coleta de resíduos urbanos. Com peso bruto total é 16 mil kg, ou 23.000 kg com terceiro eixo instalado, ele já vem preparado para atender as condições severas desse tipo de aplicação. A transmissão tem primeira marcha mais curta para aumentar o torque na saída. O eixo trativo, a embreagem, a suspensão e o sistema de freios são reforçados para aumentar a eficiência e a durabilidade.

‘Ele vem ainda com escapamento vertical, que evita o levantamento de poeira e emissões na direção dos garis que trabalham atrás do veículo, tomada de força traseira, para-choque estreito, protetor do radiador e bancos com revestimento em vinil para facilitar a limpeza.