Sexta-feira, 7 de junho de 2019 - 12h17
DC Logistics aplica Antonov 124 em suas operações
Carga de 4 metros de altura e 40 toneladas embarcada na aeronave teve como destino o Reino Unido

A DC Logistics Brasil trouxe para o Brasil e realizou uma operação com a aeronave Antonov 124, o segundo maior avião de carga do mundo. A carga de 4 metros de altura e 40 toneladas partiu do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), fazendo parada para abastecimento em Cabo Verde, e teve como destino final o Reino Unido.

Divulgação
Divulgação

A operação com a aeronave foi apenas uma parte da logística que começou com diversas reuniões e conferências com toda equipe envolvida, cerca de 20 pessoas ao todo. “O projeto durou cerca de 90 dias de planejamento, e a execução durou ao todo seis dias do início do manuseio na planta do cliente ao destino final”, diz o Trade Lane Developer Project Specialist da DC Logistics Brasil, Dimitri Mattos.

A DC Logistics Brasil foi responsável, ainda, pela coordenação de todos os serviços no Brasil, desde a retirada da carga na planta do exportador até a colocação dentro da aeronave. “Nós contratamos a transportadora, o material especial para amarração da carga, surveyor e guindaste. Cada movimento da carga foi monitorado pela nossa equipe, sempre usando material inspecionado e certificado, tendo em vista que a carga é sigilosa, de alto valor e sensível”, ressalta Dimitri.

Com base nisso, destaca o executivo, foi desenvolvido o método de embarque, onde consta o planejamento do transporte, com datas e horas de ocorrência, incluindo as possíveis eventualidades e soluções para cada uma delas.

O Antonov 124 é destinado para o transporte de cargas extradimensionadas e pesadas. “É uma aeronave que possui um custo operacional muito alto, por isso é usado apenas em situações de extrema urgência onde a carga não cabe em nenhum outro avião de cargas que tenha fluxo regular naquela determinada rota”, pontua Mattos.