Quinta-feira, 14 de maio de 2020 - 14h17
Wilson Sons conquista prêmio internacional pela gestão em segurança no Tecon Rio Grande
Prêmio Marítimo das Américas reconhece práticas que contribuem para o desenvolvimento do setor portuário

A Wilson Sons venceu o Prêmio Marítimo das Américas, promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), na categoria Gerenciamento de Riscos de Desastres em Portos e Terminais, pela gestão sustentável, eficiente e segura realizada no Tecon Rio Grande (RS) com o case Estrutura de Resposta à Emergência, da Insuficiência à Excelência.

“Os terminais de contêineres desenvolvem uma atividade essencial para garantir o abastecimento das pessoas. E a adequada gestão da segurança é fator vital para a continuidade das nossas operações. Estamos honrados com o prêmio, que destaca o compromisso da companhia com o bem-estar dos nossos colaboradores e das comunidades próximas, diante da nossa responsabilidade em manter o fluxo de mercadorias”, ressalta o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti.

Em 2008, o Tecon Rio Grande construiu um planejamento de médio e longo prazos, com uma estrutura de resposta à emergência sólida, que se tornou referência regional. Um pilar importante nesse processo foi o treinamento da força de trabalho. Foram contabilizadas mais de 16 mil horas em cursos e simulados de emergência nos últimos cinco anos, uma média de 3.300 horas por ano. De 2010 a 2019, também foram realizados investimentos em veículos, materiais e equipamentos de emergência, que somaram mais de R$ 2,5 milhões.

Outro aspecto importante no período foi a aproximação com a comunidade. Foram estabelecidas parcerias com empresas, entidades e escolas com foco na área de proteção da vida humana, do meio ambiente e da preservação do patrimônio. “Ao longo desses anos, realizamos grandes transformações no terminal. Hoje segurança é um valor compartilhado por todos e entendido como estratégico para nossas atividades”, comemora Bertinetti.

Nesta sexta edição do prêmio, que teve como tema Sustentabilidade e Eficiência Portuária para a Prosperidade das Cidades, foram avaliados 35 projetos de nove países da América Latina e do Caribe. De acordo com a própria Wilson Sons, a premiação é um importante reconhecimento ao trabalho realizado pela companhia, em um momento em que segurança e saúde são pautas centrais para o setor portuário no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.