Segunda-feira, 13 de julho de 2020 - 9h52
Liftit recebe aporte de US$ 22,5 milhões liderado pela Cambridge Capital
Investimento será utilizado para aprimorar a capacidade de automação de entregas na última milha

A Liftit, plataforma de tecnologia para automação e execução de entregas last mile, recebeu um aporte de US$ 22,5 milhões. O investimento será utilizado para aprimorar a capacidade de automação de entregas na última milha pela América Latina, além de continuar a desenvolver sua tecnologia na região. Vale lembrar que a companhia tem sede em Bogotá, capital da Colômbia, e atua também no Brasil, México, Chile e Equador com um total de 300 colaboradores.

A rodada de investimento foi liderada pela Cambridge Capital, com participação do International Finance Corporation (IFC), Monashees, Jaguar Ventures, NXTP Ventures e outros líderes do setor. Em conjunto com o aporte, Ben Gordon e Matt Smalley, da Cambridge Capital, e Ed Feitzinger, ex-vice-presidente de logística global da Amazon, se juntam ao quadro de diretores da Liftit.

Por meio da plataforma tecnológica própria da Liftit, hospedada em nuvem, expedidores de carga da América Latina podem se conectar com uma rede de motoristas. Com diversas classes de veículos comerciais, a rede possibilita a execução de qualquer tipo de entrega com caminhões, permitindo a rastreabilidade em tempo real e o acompanhamento de métricas-chave. Por meio da automatização e otimização da entrega, com base em inteligência artificial e machine learning, a Liftit tem o objetivo de reduzir os custos operacionais dos clientes.

A Liftit divulga que também está investindo em uma rede própria de caminhoneiros autônomos, chamados de lifters, nos cinco países da América Latina em que atua. Por meio dela, os caminhoneiros utilizam a tecnologia de oferta de cargas da Liftit para construir pequenos negócios de transporte. A plataforma possibilita aos lifters, de acordo com a empresa, reduzir o tempo gasto à procura de cargas, aumentando a renda. Os motoristas mais ativos já chegaram a usar o dinheiro recebido para adquirir novos caminhões, montando uma pequena frota de crescimento rápido.

“Estamos muitos felizes em anunciar esse novo aporte. A Cambridge Capital é a parceira perfeita para nós, por ter uma profunda experiência em logística global. Trabalhar com ela vai nos permitir continuar desenvolvendo a nossa plataforma, investir em lideranças e seguir nossa trajetória de alto crescimento em 2021 e nos próximos anos”, afirma o CEO da Liftit, Brian York.

Já o sócio-diretor da Cambridge Capital, Bem Gordon, diz estar empolgado em se tornar parceiro da Liftit. “Nossa experiência como desenvolvedores de negócios globais em logística e nosso ponto de vista único como um grupo de operadores, conselheiros estratégicos e investidores focados exclusivamente nesse mercado vão nos permitir ajudar a Liftit a continuar construindo seu negócio em um segmento de crescimento rápido e de muitos bilhões de dólares: a tecnologia para logística last mile com caminhões na América Latina”, ressalta.

O diretor da Cambridge Capital, Matt Smalley, completa dizendo que o contínuo crescimento exponencial, assim como o atendimento unificado aos principais expedidores em diversos países pela Liftit, são validações da grande oportunidade de mercado e de um excelente ajuste de seu produto ao segmento.

“A Liftit está resolvendo um grande problema para expedidores na América Latina, conectando essas empresas aos caminhoneiros por meio de tecnologia desenvolvida para atender as necessidades específicas na região”, pontua Feitzinger. Para ele, a América Latina tem um dos maiores custos de distribuição do mundo e o transporte a curtas distâncias em caminhões, especialmente de última milha, sé um grande problema para expedidores. “A Liftit entrega uma combinação única de tecnologia e execução operacional que resolve esse problema”, resume.