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Embraer desenvolve soluções de transporte de carga para suas aeronaves comerciais

Novidades estão disponíveis para a movimentação de produtos nas cabines das linhas EMB 120 e ERJ 145, além dos E-Jets
Por Redação em 28 de julho de 2020 às 11h12 (atualizado às 11h13)

A Embraer divulga que desenvolveu soluções de transporte de carga para sua linha de aeronaves comerciais. São diversos os fatores, segundo a companhia, que contribuíram para a iniciativa. Com menos voos comerciais, que transportam passageiros e mercadorias, por exemplo, há uma necessidade crítica por mais espaço de carga. Além disso, a companhia foi motivada pelo significativo declínio do número de passageiros de companhias aéreas e pela crescente demanda por capacidade de carga aérea.

O presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte, Johann Bordais, diz que os engenheiros da companhia aceitaram o desafio quando os clientes perguntaram se conseguiriam encontrar uma maneira das aeronaves comerciais transportarem carga na cabine de passageiros. “Hoje, os clientes podem escolher entre um portfólio de soluções para transportar carga nas cabines de seus EMB 120, ERJ 145 e E-Jets”, conta.

Embraer desenvolve soluções de transporte de carga para suas aeronaves comerciais
Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu isenção para o transporte de carga adicional em aeronaves de passageiros da Embraer. A indústria, então, publicou disposições técnicas para as famílias de jatos comerciais ERJ 145 e de E-Jets, incluindo os E-Jets E2, que explicam como acomodar a carga na cabine. Um boletim de serviço também está disponível para o EMB 120.

Além de possibilitar o transporte de cargas menores nos compartimentos de bagagem acima dos assentos, itens maiores também podem ser transportados nos assentos, respeitadas as restrições. A capacidade de carga útil é um dos diferenciais. Um jato E 190 de 96 lugares totalmente carregado, por exemplo, pode transportar 3 toneladas de carga na cabine, além da carga do bagageiro inferior. Já um E 195 de 118 lugares pode transportar até 3,75 t.

A capacidade de carga útil da cabine do ERJ 145 é de até 800 quilos e a do E 190-E2 é de até 2,36 t. Para clientes que precisam de ainda mais capacidade, a Embraer pode oferecer um boletim de serviço para configurações completas de carga, como no EMB 120. Essas configurações oferecem aos operadores a flexibilidade de transportar itens de carga maiores montados no piso na cabine.

Os clientes podem optar, ainda, por uma configuração de frete montada no piso caso a carga transportada não caiba nos assentos para passageiros. Essa solução permite a remoção de até 70% dos assentos, com as demais áreas acomodando itens no piso da cabine. A carga deve estar contida em uma rede de proteção previamente aprovada, que é fixada aos trilhos interno e externo dos assentos. Esta solução já foi desenvolvida para um jato E195 de primeira geração, para a Azul Cargo, no Brasil.

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