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Log-In reduz custos com adoção do Repom

Por Redação em 13 de novembro de 2008 às 16h55 (atualizado em 05/05/2011 às 12h31)

O sistema de gestão do modal rodoviário trouxe economia e controle total da operação à companhia logística

Há menos de um ano, a Log-In Logística Intermodal trocou a carta-frete pelo Repom Express – um serviço de controle operacional e financeiro para o modal rodoviário –, e agora já comemora os resultados. O sistema foi implantado em duas fases: a primeira, em abril, envolvendo todos os veículos que abastecem a operação ferroviária; e a segunda, em julho, abrangendo a frota dedicada à cabotagem. “O controle integral do fluxo de pagamento blinda a empresa contra possíveis fraudes envolvendo o custo do frete e ainda gera economia”, afirma Marcelo Arantes, diretor de Serviços da Log-In. “Antes da adoção do sistema, pagávamos R$ 3,70 pelo quilômetro rodado, hoje esse custo baixou para R$ 2,90”, compara o executivo.

O Repom é um software disponível online e pode ser utilizado em qualquer computador, de qualquer lugar, desde que o usuário tenha login e senha; ou pode estar interligado com o sistema de gestão de armazém da própria empresa. O serviço funciona com o cadastro de informações sobre determinada entrega, incluindo dados como nome do motorista, placa do veículo, roteiro da viagem, destinatário, número da nota fiscal e valor do frete. A partir dessa etapa, o sistema automaticamente calcula todos os pedágios e já emite vales para eles. Além disso, metade do valor discriminado como custo do frete é paga pela Log-In, ao motorista, quando ele apresenta à empresa o canhoto que confirma a entrega feita. A outra metade é depositada em um cartão magnético que o condutor pode utilizar para abastecer nos postos credenciados durante a viagem.

“A rede Repom de postos credenciados chega a 450 no Brasil e 20 na Argentina, onde o serviço estreou em agosto último”, garante Otávio Farah, gerente de Operações da Repom. Ele explica que os postos habilitados como parceiros são escolhidos pelas próprias empresas que adotam o sistema de gestão rodoviária, de acordo com as rotas que opera. Isso significa que não há hipótese de o motorista não conseguir abastecer durante o percurso. O tamanho da rede de parceiros, portanto, acompanha o crescimento da empresa, que tem atingido uma taxa média de 40% ao ano, nos últimos três anos.

Farah credita o aumento no número de clientes à capacidade de adequação do programa às demandas variáveis das empresas: “às vezes duas empresas realizam a mesma operação, mas o organograma e a hierarquia são completamente diferentes em uma e em outra, o que faz com que os processos sejam bem diferentes entre elas”. Essa customização é possível porque o software é composto de uma matriz, com diversos módulos disponíveis de acordo com o que diz o cliente. “A Repom conversa muito com a empresa para identificar as necessidades particulares de cada caso e preenche os cerca de 870 parâmetros que o programa engloba”, conta o executivo.

Resultados

Além da sensível redução da burocracia e do controle minucioso da operação, o diretor de Serviços da Log-In ainda destaca duas grandes vantagens percebidas com a adoção do sistema de gestão do modal rodoviário. A primeira diz respeito aos canhotos de confirmação de entrega que os motoristas devem devolver à empresa no final da viagem. Como os caminhoneiros recebem o pagamento pelo frete apenas mediante a apresentação do recibo, agora 100% dos canhotos são retornados, contra os 70% de antes da implantação do Repom.

A outra vantagem é de origem fiscal. Graças à declaração dos valores gastos em combustível, a empresa recebe 9,25 % deste total, em créditos a serem novamente empregados no abastecimento. “Por exemplo, em um frete de R$ 200,00, R$ 100,00 serão destinados ao combustível. Dessa viagem, eu recebo de volta R$ 9,25 para ajudar a pagar o diesel de uma outra entrega”, detalha Marcelo Arantes.

www.loginlogistica.com.br

www.repom.com.br

 

 

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