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VLI recebe equipamentos para manutenção de via

Companhia investiu R$ 30 milhões na aquisição de três conjuntos de socaria
Por Redação em 18 de dezembro de 2014 às 9h56 (atualizado em 20/05/2015 às 8h10)

A VLI recebeu, na primeira quinzena de dezembro, dois dos três conjuntos de socaria que reforçarão os trabalhos de manutenção de via permanente a partir do próximo ano. Ao todo, a companhia investiu R$ 30 milhões na compra dos equipamentos importados da Áustria. A aquisição das máquinas faz parte da estratégia da companhia de fortalecer todas as frentes operacionais para atender à demanda de crescimento de produtividade prevista no plano de negócios.

VLI recebe equipamentos para manutenção de via

Os dois primeiros ativos chegaram ao Brasil pelo complexo portuário de Vila Velha (ES). A terceira máquina desembarcará no Porto do Itaqui (MA) até o fim deste mês. O objetivo é que os equipamentos tragam mais eficiência para as atividades de correção geométrica, nivelamento e alinhamento de trilhos nas ferrovias Centro-Atlântica (FCA) e Norte-Sul (FNS).

Segundo o gerente de engenharia ferroviária da VLI, João Silva Júnior, os investimentos em máquinas para manutenção de via permanente estão sendo feitos também com a meta de fortalecer os trabalhos voltados à segurança operacional e aumento de produtividade nas rotinas. “Tendo em vista o crescimento de movimentação nas ferrovias controladas pela VLI, planejamos todos os aspectos estruturais de forma preventiva, incluindo a utilização de equipamentos mais modernos nas atividades”, explica.

Dois conjuntos serão destinados à FCA. Cada um deles é formado por uma socadora 09-16 e uma reguladora SSP203F. Até o fim do mês, as máquinas chegarão à oficina de manutenção em Divinópolis (MG), onde empregados passarão por treinamentos para aprender a trabalhar com os novos equipamentos.

O terceiro conjunto, formado por uma socadora 09-3X e uma reguladora SSP203, será levado para Imperatriz (MA), já que auxiliará nos serviços de manutenção na FNS. Os treinamentos de empregados na cidade começarão a partir de janeiro.

As máquinas, que entram em operação no próximo ano, têm índices de produtividade superiores aos equipamentos de socaria utilizados atualmente nas duas ferrovias. Os conjuntos destinados à FCA podem realizar os trabalhos em 650 metros a cada hora, enquanto a máquina que irá para a FNS alcança até 1,6 km por hora.

Neste ano, a VLI recebeu outros reforços para o serviço de manutenção de via permanente. No primeiro semestre, a empresa adquiriu oito guindastes rodoferroviários e, no mês de junho, uma esmerilhadora de trilhos. Foram investidos R$ 62 milhões no Programa de Mecanização de Via Permanente em 2014. Os equipamentos, fabricados na Itália e nos Estados Unidos, já estão sendo utilizados em ações nos quatro corredores da FCA.

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