Ibovespa
126.359,40 pts
(1,37%)
Dólar comercial
R$ 5,12
(-0,78%)
Dólar turismo
R$ 5,35
(-0,54%)
Euro
R$ 5,48
(-1,04%)

Dafiti Group inaugura centro de distribuição na cidade de Extrema

Denominado Leap, local conta com 54 mil m² de área construída e tem capacidade para separar 5 mil produtos por hora
Por Redação em 12 de fevereiro de 2021 às 9h27 (atualizado às 9h43)

O Dafiti Group inaugurou ontem, 11 de fevereiro, seu centro de distribuição (CD), que vem equipado com uma solução de automação (AutoStore), o que, segundo a empresa, eleva a operação a novos patamares de logística. A nova unidade, batizada de Leap, está localizada em Extrema (MG). O município, que já contava com um centro de distribuição da companhia, possui localização estratégica para distribuição logística.

O CD recém-inaugurado ocupa uma área de 54 mil m² em um terreno de aproximadamente 250 mil m² e abriga o sistema de automação controlado por inteligência artificial que tem capacidade para a separação de 5 mil produtos por hora.

“Queremos nos tornar o ponto de partida da moda na América Latina, alavancando nossa plataforma e promovendo uma experiência inspiradora para nossos clientes e parceiros. Estamos colocando a nossa expertise a serviço de nossos parceiros, queremos apoiá-los com dados e soluções logísticas e operacionais para que nosso crescimento movimente nossa rede”, ressalta o CEO do Dafiti Group, Philipp Povel.

O executivo completa dizendo que tanto o Brasil quanto os demais países em que a empresa atua na região ainda possuem um amplo potencial de crescimento para o varejo online de moda e o cenário é favorável para alçar o desenvolvimento do setor a um novo patamar. “O Leap é chave para esse movimento e para fortalecer a aceleração que o grupo vem apresentando nos últimos anos.”

Já o Co-CEO do Global Fashion Group, Christoph Barchewitz, afirma que as operações no Leap simbolizam um marco para os negócios do GFG na América Latina e no grupo. “Continuamos a ser a única plataforma online focada em moda e lifestyle operando de forma escalável em nossos mercados. O Leap abriga a maior instalação desse tipo no mundo e o maior projeto operacional do grupo até o momento. Sua escala e sofisticação expressam a transformação e o crescimento do setor de e-commerce de moda, impulsionando nossos próximos dez anos de crescimento na região.” enfatiza.

Tecnologia

A solução utilizada no novo CD é o AutoStore, um sistema integrado de armazenamento habilitado pela Bastian Solutions, com estruturas modulares e flexíveis que armazenam os produtos em caixas organizadas verticalmente em grades, com os produtos coletados por robôs que se deslocam na parte superior do sistema.

Todo esse processo é operado por um software que combina inteligência artificial e análise preditiva para mapear produtos e criar rotas eficientes para os robôs realizarem a coleta. A companhia garante que a solução acelera em até três vezes o tempo de separação de cada item.

Dafiti Group inaugura centro de distribuição na cidade de Extrema
crédito - Rafael Roncato

Atualmente, já estão em operação no Leap cerca de 450 mil caixas, que são manipuladas e organizadas por quase 300 robôs. Com isso, a capacidade de armazenamento dentro do sistema automatizado chega a 3,6 milhões de produtos. Para abastecer essa operação, o centro tem uma movimentação de 100 caminhões por dia, em média.

Operação

O vice-presidente da Vendas globais na Bastian Solutions, Greg Conner, explica que o Dafiti Group avaliou inicialmente muitas tecnologias diferentes antes de selecionar o AutoStore como a melhor solução para atingir os objetivos operacionais de longo prazo da empresa.

“A flexibilidade da solução AutoStore, a facilidade de expansão da tecnologia e sua capacidade de fornecer ao Dafiti Group um armazenamento extremamente denso de SKUs foram apenas algumas das muitas vantagens que contribuíram para esta escolha. É extremamente gratificante ver o impacto positivo que o novo sistema está gerando e em suas marcas parceiras”, diz Conner.

Dafiti Group inaugura centro de distribuição na cidade de Extrema
crédito - Rafael Roncato

Já para o Dafiti Group, a principal vantagem de um modelo operacional como o Leap está relacionada a uma experiência cada vez mais conveniente de compra uma vez que diminui-se o tempo total de separação dos produtos, de 24 para 2 horas, em média.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar