A Confederação Nacional do Transporte (CNT) publicou nesta segunda-feira (8), o resultado do levantamento feito com 318 empresários do modal rodoviário de cargas no Rio Grande do Sul. Trata-se do Índice de Confiança do Transportador, sondagem que ouviu o segmento sobre o ambiente de negócios e a sua própria atividade.
Em uma escala de avaliação de otimismo que vai de 0% a 100%, o índice geral foi de 46,9%. A falta de confiança abaixo da média denota pessimismo dos transportadores em relação ao cenário econômico.
De acordo com a CNT, o índice é uma composição ponderada da confiança dos empresários nas condições atuais (38,9%) e nas perspectivas (50,9%) para os próximos seis meses, o que apresenta um pouco mais de confiança no futuro do que em sua situação atual.
LEIA TAMBÉM: Governo federal reduz em 56% preço da taxa de verificação obrigatória para transporte de carga
A etapa inicial reuniu informações de 222 microempresas (até 9 empregados), 58 empresas de pequeno porte (de 10 a 49 empregados), 19 de médio porte (de 50 a 99 empregados) e 19 de grande porte (100 ou mais empregados). Para o levantamento, a CNT teve o apoio da Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul (Fetransul).
Para a CNT, os dados podem auxiliar os empresários na análise de investimentos em suas atividades. Os dados gerados servem, ainda, para empresas fornecedoras e consumidoras dos serviços de transporte.