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Natura Ventures amplia portfólio e reforça foco em logística com investimentos em startups

Fundo de corporate venture criado pela Natura aposta em soluções para cadeia de valor, circularidade e novos modelos de negócio
Por Redação em 19 de setembro de 2025 às 7h44
Natura Ventures amplia portfólio e reforça foco em logística com investimentos em startups
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Natura Ventures, lançado em junho de 2024 com capital inicial de R$ 50 milhões e previsão de expansão para R$ 150 milhões, realizou o terceiro investimento desde a sua criação. O primeiro aporte ocorreu em dezembro de 2024, na startup de controle digital de logística Abbiamo. Em julho de 2025, foi a vez da Mango Materials, empresa norte-americana voltada à captura de metano. Agora, a nova rodada reforça o ecossistema de inovação da companhia.

De acordo com José Manuel Silva, vice-presidente de Novos Negócios da Natura, o fundo busca mais do que retornos financeiros. O objetivo é incorporar capacidades inovadoras que fortaleçam o ecossistema empresarial da companhia e gerem novas fontes de receita.

A Natura já desenvolve iniciativas como a EmanaPay e o programa Natura Startups, que mapeou 6 mil empresas emergentes. O Natura Ventures direciona seus aportes para áreas estratégicas como circularidade, regeneração, marketing e experiência direta com o consumidor (D2C).

Um dos setores com maior atenção do fundo é a logística. Segundo Silva, a companhia estruturou um funil de investimentos em soluções de last mile para reduzir a distância entre as redes de consultoras e os consumidores. A startup WareClouds ilustra essa estratégia ao criar micro-hubs logísticos que transformam residências em pontos de distribuição. A iniciativa já é testada em regiões como Sorocaba e Pará, com o objetivo de reduzir prazos de entrega e ampliar a capilaridade em locais de difícil acesso.

O modelo também gera uma fonte adicional de renda para as consultoras de beleza, que passam a atuar como hubs de distribuição. A descentralização logística busca aumentar a eficiência operacional e ampliar a presença da marca em áreas remotas.

Além da logística, a Natura Ventures também explora frentes de social selling, em que a rede de 3,5 milhões de consultoras produz e compartilha conteúdo digital, e de deep tech, voltada para produtos e inovação em pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, a companhia possui centenas de patentes registradas e 46 bioativos desenvolvidos.

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