
A DP World recebeu, em setembro, dois portêineres e seis guindastes de pátio sobre pneus (RTGs) para seu terminal no Porto de Santos (SP). A entrega integra um plano de investimentos superior a R$ 2 bilhões voltado à modernização e à ampliação da infraestrutura da companhia no Brasil.
O lote faz parte da aquisição de quatro portêineres e 15 RTGs. Com os primeiros equipamentos e a otimização das estruturas já licenciadas, a empresa prevê elevar a capacidade anual do terminal, atualmente de 1,4 milhão, para 1,7 milhão de TEUs até o fim de 2026. TEU é a unidade equivalente a um contêiner de 20 pés.
A segunda entrega está prevista para o início de 2027. A incorporação de todos os equipamentos, combinada com novas intervenções estruturais, deverá ampliar a capacidade para 2,1 milhões de TEUs nos próximos anos, segundo a companhia.
"Estamos ampliando nossa capacidade operacional para atender ao crescimento do comércio exterior brasileiro com mais eficiência, produtividade e sustentabilidade", afirma o CEO da DP World Brasil, Fabio Siccherino.
Fabricados pela chinesa ZPMC, os portêineres movimentam contêineres entre os navios e o cais. Os novos modelos possuem 72 metros de alcance, sete metros a mais que os equipamentos atualmente em operação no terminal, e 56 metros de altura do cais à lança, permitindo atender embarcações de maior porte.
Com tecnologia Siemens, os portêineres têm capacidade para movimentar até 65 toneladas na operação com dois contêineres de 20 pés, 50 toneladas com um único contêiner e 80 toneladas com gancho para cargas especiais e não conteinerizadas.
Os RTGs são totalmente elétricos e preparados para futura operação remota. Utilizados na movimentação e na organização dos contêineres no pátio, têm 18,2 metros de altura e capacidade para movimentar até 41 toneladas. A DP World estima que, quando os 15 novos equipamentos estiverem em operação, evitarão a emissão de 4.250 toneladas de CO₂ por ano, em comparação com modelos movidos exclusivamente a diesel.
O terminal já conta com 22 RTGs totalmente eletrificados desde 2025. Em maio de 2026, a companhia também incorporou 15 veículos de transporte interno e três empilhadeiras do tipo reach stacker, todos elétricos.