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Mercedes-Benz e Be8 testam diesel versus biodiesel 100% em motores Euro 6 rumo à COP30

Caravana "Rota Sustentável COP 30" percorrerá mais de 4 mil km por estradas brasileiras, chegando ao Pará, sede da COP30
Por Redação em 5 de novembro de 2025 às 8h10
Mercedes-Benz e Be8 testam diesel versus biodiesel 100% em motores Euro 6 rumo à COP30
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8, produtora de biodiesel, realizaram na última quinta-feira (30/10) uma parada da caravana "Rota Sustentável COP30" em Brasília (DF). A iniciativa, iniciada no dia 20 de outubro em Passo Fundo (RS), testa biocombustível a 100% em motores Euro 6. O objetivo é comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro 6 que equipam veículos comerciais.

Em Brasília, a Mercedes-Benz do Brasil e a Be8 apresentaram os veículos num evento em que estavam presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin; o Ministro do Trabalho e Emprego Luiz Marinho; o Ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira; e Moisés Selerges Júnior, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

A Mercedes-Benz do Brasil esteve representada no encontro por Denis Güven, CEO da Empresa e responsável pela região da América Latina para caminhões e ônibus; Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais; e Fernando Mallmann, Gerente Sênior de Relações Governamentais. Pela Be8 participaram Erasmo Carlos Battistella, Presidente e Camilo Adas, Diretor de Transição Energética e Relações Institucionais.

A ação tem relação direta com a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), o maior evento global e o fórum mais importante para discussão e negociações sobre mudanças climáticas. O Actros Evolution 2553 6x2 abastecido com Be8 BeVant será exposto no evento, no estande na Green Zone, para ser apresentado a autoridades, especialistas, visitantes e à mídia internacional durante o evento.

 

Como funciona o teste

Os dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2 e dois ônibus rodoviários O 500 RSD 6x2 percorrerão no total 4 mil km por estradas brasileiras, abastecidos com diesel comercial B15 e com biocombustível Be8 BeVant para os testes comparativos. A caravana culmina no Pará, sede da COP30. 

O ponto de partida da viagem aconteceu no dia 21 de outubro, na fábrica da Be8 em Passo Fundo (RS). Após paradas na matriz da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), no dia 23, e agora em Brasília (DF), o destino final será no Pará, passando por Belém, sede da COP30, e seguindo para Santo Antônio do Tauá (PA), na unidade da Be8.

Dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2 com motor BlueTec 6 OM 471 de 550 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, equipados com kit robustez, estão sendo utilizados para comparação de emissões de CO2e (CO2 equivalente). Um deles é abastecido com biocombustível Be8 BeVant e outro com o diesel B15 comercial. O mesmo comparativo é efetuado com dois ônibus rodoviários O 500 RSD 6x2 com motor BlueTec 6 OM 460 de 380 cavalos, também com o Be8 BeVant e diesel B15 comercial.

Durante o teste, as medições e comparações de emissões estão a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), do Estado de São Paulo, entidade que é referência nacional de ensino e pesquisa científica e tecnológica. Os cálculos comparativos de emissões de CO2e são suportados por parâmetros técnicos robustos, transparentes e auditáveis que mensuram os impactos ambientais da substituição do diesel B15 pelo Be8 BeVant, alinhado às melhores práticas internacionais de análise de ciclo de vida e inventários corporativos de emissões.

A proposta metodológica segue os padrões Protocol GHG e ISO 14064 e utiliza dados certificados por programas como o RenovaBio e o ISCC, garantindo rastreabilidade e comparabilidade dos resultados. O RenovaBio é a política nacional brasileira para biocombustíveis, enquanto o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) é uma certificação global voluntária de sustentabilidade para biomassa e bioenergia. Ambos buscam promover a produção e o uso de combustíveis mais sustentáveis.

Para as medições e comparações entre os veículos participantes do teste, o PBTC dos veículos deve ser considerado. Assim, o lastro dos caminhões é composto também por 20 toneladas de alimentos que serão doados para comunidades em situação de vulnerabilidade do Estado do Pará.

 

Sustentabilidade ambiental

"Em parceria com a Be8, nessa caravana, queremos demonstrar a eficiência e as vantagens operacionais e ambientais do biocombustível 100% nos motores Euro 6 de nossos caminhões e ônibus, realizando essa experiência com modelos top de linha da marca num percurso longo pelas estradas do País, do Sul ao Norte", diz Luiz Carlos Moraes. "Com a utilização do BeVant, nossos veículos podem contribuir ainda mais para a redução de emissões e a descarbonização do transporte. Isso também destaca a nossa presença na COP30".

Segundo o executivo, a Daimler Truck trabalha para atingir a neutralidade de CO2 em seus produtos e em suas operações, visando a redução de emissões e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, conforme princípios do Acordo de Paris. "Iniciativas como a Rota Sustentável COP30 demonstram nosso forte compromisso com a sustentabilidade ambiental. Em todo o mundo, a Daimler Truck – e aqui no Brasil, a Mercedes-Benz – tem trabalhado arduamente para ajudar a transformar o transporte de carga e passageiros. Para nós, sucesso nos negócios e sustentabilidade caminham juntos", ressalta.

 

Vantagens dos biocombustíveis

De acordo com Luiz Carlos Moraes, o Brasil possui uma matriz energética única, com forte presença de biocombustíveis, como o biodiesel, fundamentais para acelerar a descarbonização do transporte. "Na nossa estratégia, os biocombustíveis representam uma solução viável e imediata para reduzir as emissões de CO2e, especialmente em aplicações onde a eletrificação ainda enfrenta desafios de infraestrutura. Ao investir em tecnologias compatíveis com combustíveis renováveis, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade e com a transição energética justa e eficiente."

De acordo com a fabricante, o Be8 BeVant é um biocombustível renovável que oferece diferenciais expressivos em relação a outros disponíveis no mercado, podendo ser usado 100% puro em motores diesel. Ele reduz as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e traz outras vantagens, como baixo índice de acidez, livre de contaminantes; alto conteúdo de éster, melhorando a combustão; maior lubricidade, dispensando o uso de aditivos químicos.

"A Rota Sustentável COP30 conecta inovação, ciência e sustentabilidade em um projeto inédito de alcance nacional. Esta caminhada é a materialização de um novo momento da mobilidade brasileira, mostrando ao mundo durante a COP30 que o Brasil está preparado para ser protagonista da transição energética com soluções reais e acessíveis, com entrega imediata de descarbonização", comentou Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8.

 

Redução de emissão de CO2 equivalente

A Mercedes-Benz está em fase de testes e validações para garantir que o uso comercial do Be8 Bevant seja seguro para os seus clientes, eficiente e regulamentado. Os frotistas que demonstrarem interesse no uso do Be8 BeVant e que possuam frota com a motorização BlueTec 6 receberão suporte técnico, ferramentas de monitoramento e orientação de manutenção.

"Hoje os veículos Mercedes-Benz no Brasil já estão autorizados a usar até B20 – e continuaremos avaliando os testes com até o B100, apoiando nossos clientes sob condições de uso experimental autorizadas pela ANP. Importante ressaltar que a Mercedes-Benz não recomenda o uso de um biocombustível 100% sem o acompanhamento das nossas equipes de testes", ressalta Luiz Carlos Moraes.

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