Ibovespa
170.506,66 pts
(-0,44%)
Dólar comercial
R$ 5,20
(0,29%)
Dólar turismo
R$ 5,41
(0,23%)
Euro
R$ 5,91
(0,07%)

Geopolítica e transição energética: os novos caminhos da logística brasileira

Por Redacción el 24 de junio de 2026 a las 11h54

O setor logístico global está em um ponto de inflexão. Na edição de hoje do programa Infra em Movimento, a advogada e colunista da Tecnologística Mariana Avelar, membro da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, explica como a descarbonização (ou desfossilização) e a geopolítica estão redesenhando as rotas do comércio mundial e o papel estratégico do Brasil nesse cenário.

Segurança e soberania energética: Como a transição para combustíveis como etanol, biodiesel e hidrogênio pode garantir fluxos logísticos mais confiáveis e seguros em tempos de conflitos globais.

Desafios regulatórios: As recomendações do "Conselhão" (CDESS) para a COP30 e a urgência em superar a dependência fiscal de combustíveis fósseis para acelerar a produção de combustíveis sustentáveis.

Corredores verdes: O conceito de dar preferência de financiamento para portos, terminais e embarcações que adotem tecnologias limpas e coordenação institucional.

Padronização internacional: A importância da nova norma ISO 19870-1 para dar transparência e interoperabilidade ao mercado global de hidrogênio.

Parcerias globais: O investimento de R$ 450 milhões em P&D planejado entre Brasil, Holanda e Noruega para impulsionar tecnologias de rotas verdes até 2026.

 

Assista o vídeo na íntegra:

 

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar