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Nova linha Constellation 370 chega ao mercado

Por Redacción el 7 de agosto de 2007 a las 16h19 (atualizado em 06/05/2011 às 12h05)

Volkswagen apresenta seus novos caminhões extra-pesados

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta ao mercado mais três modelos de caminhões da linha Constellation, o VW 19.370; VW 25.370 e VW 31.370. Com eles, a marca agora se coloca num novo segmento intermediário entre 300 e 400 cavalos de potência.

A grande novidade é o motor VW NGD 370, com 367 cavalos de potência, desenvolvido em parceria com a MWM International. O novo motor possui características inovadoras para o segmento de caminhões pesados. O alto torque “plano” em baixa rotação é auxiliado pelo Multi Turbo System – MTS – um turbo-compressor de geometria variável. Controlado eletronicamente, o sistema garante respostas mais rápidas, melhor desempenho e retomada, além de melhor rendimento térmico. A peça ainda executa a função de freio motor no escapamento.

A nova motorização conta com sistema de injeção Hydraulic Electronic Unit Injector – HEUI – de alta pressão, com injetores digitais eletro-hidráulicos e alta durabilidade, desenvolvido pela Siemens/VDO. A nova motorização é mais leve e conta com a vantagem das camisas úmidas (removíveis), que simplificam e reduzem os custos de manutenção.

O sistema Exhaust Gas Recirculation – EGR – acoplado ao bloco, reaproveita parte dos gases da exaustão, reduzindo as taxas de emissão.

O novo sistema Dual Power Brake – DPB –, tem atuação no cabeçote do motor integrado eletronicamente à turbina, proporcionando aumento na velocidade média operacional, na potência de frenagem, na segurança, na retomada e na velocidade em declives.

Os novos Constellation extrapesados utilizam a transmissão ZF 16S 1685 TD, com 16 marchas sincronizadas e sistema de engate pneumaticamente assistido, assegurando maior precisão e conforto no engate de marchas. Com alta capacidade de torque (de 1800 Nm), tem carcaça de alumínio que diminui o peso do conjunto.

A embreagem Sachs possui mancal de acionamento pull type, atuação hidráulica pneumaticamente assistida, platô tipo diafragma com carcaça estampada e monodisco com pré-amortecimento. O conjunto, padronizado, facilita a manutenção e intercambiabilidade com o segmento de alta tonelagem.

A suspensão traseira dos novos Constellation é do tipo balancim, que diminui o movimento da suspensão em situação de torque elevado, reduzindo vibrações na cabine. Já os cavalos mecânicos 4X2 têm suspensão traseira com dois bolsões pneumáticos e molas tensoras, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra Panhard de série – opcionalmente, há a suspensão metálica com feixes de molas.

Os 6X2 contam com eixos traseiros trativos Meritor MS 23-185, com capacidade máxima de tração de 60 toneladas e sistema de bloqueio transversal do diferencial de série para o cavalo mecânico VW 25.370. Este sistema garante maior tração em pistas escorregadias ou subidas acentuadas e acionamento/desligamento do bloqueio feito por botão no painel da cabine.

O Extra Traction Device – ETD – dispositivo para levantamento parcial ou total do terceiro eixo, também acionado por um botão no painel, permite que os Constellation 6X2 também tenham maior tração, assegurando que parte da carga do terceiro eixo, em condição de levantamento parcial, seja transferida para o eixo trativo, garantindo a tração eficiente em subidas íngremes. Já os modelos 6X4 têm eixos traseiros trativos Meritor MD/MR 25-168 conjugados com a suspensão traseira Randon (eixos rígidos em tandem, tipo boogie).

Os lançamentos contam com sistema de freios com reservatórios primário, secundário e regenerativo, com pressão de trabalho de 10 bar, que aumenta o volume de ar comprimido e melhora o desempenho. Nas rodas dianteiras, as câmaras de freio e as lonas são comunizadas com as do cavalo mecânico VW 19.320 Titan Tractor. Nas rodas traseiras, as câmaras são Master HO, que permitem parar o veículo em rampas de 12% utilizando o freio de estacionamento.

O modelo VW Constellation 19.370 tem como alternativas de tanques de combustível um reservatório de plástico de 275 litros, dois tanques de plástico totalizando 550 litros ou um reservatório de alumínio de 480 litros. Nos modelos de 25 toneladas, há dois tanques de alumínio com válvula de interligação, totalizando 620 litros. E no VW 31.370 podem ser instalados um ou dois reservatórios plásticos, com 275 litros ou 550 litros de combustível, respectivamente.

A cabine é um dos grandes trunfos da nova linha, apresentando excelente ergonomia, fácil checagem dos itens de manutenção diária, basculamento hidráulico, painel de instrumentos com computador de bordo, isolamento termo-acústico e garantia de seis anos contra corrosão perfurante. Todos os caminhões são oferecidos nas opções de cabine leito ou estendida.

O basculamento das cabines dos extrapesados Constellation possui chave na bomba hidráulica, o que reprime violações e atos de vandalismo, além de acionamentos involuntários, aumentando a segurança.

Com os lançamentos, a linha Constellation passa a ter nove modelos básicos de 13 a 57 toneladas de peso bruto total. Como opcionais, faróis de longa distância para os veículos de 19 e 25 toneladas e o sistema híbrido (via satélite e celular) de rastreamento e gerenciamento de frota VOLKSNET.

Os modelos vêm para aproveitar as novas resoluções de números 210 e 211 do Contran, que estabeleceu, entre outras medidas, aumento do peso bruto total combinado – PBTC – de 45 para 57 toneladas na utilização de veículos articulados com duas unidades, trator e reboque. De acordo com a montadora, um modelo Constellation 370 4X2 pode tracionar um semi-reboque com 30 paletes, e um 6X2 pode puxar uma carreta com 28 paletes ou uma composição bitrem com reboques de 7,8 metros de comprimento – ambos os veículos utilizando cabines do tipo leito.

Raio X dos modelos

VW 13.180: Primeiro Constellation equipado com motor MWM International Acteon eletrônico, é oferecido com cabine estendida e opcionalmente com leito e teto alto.

VW 15.180: marca a entrada no segmento no qual a Volkswagen Caminhões e Ônibus é sinônimo de excelente relação custo-benefício.

VW 17.250: Com cabine nas versões estendida e leito com teto alto, exibe os novos eixos Arvin Meritor, motor Cummins Interact e freios com secador de ar de série.

VW 24.250 6X2: Veículo de vocação estradeira, possui terceiro eixo de série e motorização Cummins.

VW 19.320 Titan Tractor: Mesmo com cabine leito e teto alto, o cavalo mecânico traciona 45 toneladas com carretas para 30 paletes. O motor Cummins ISC também é dotado de turbo e intercooler.

VW 31.320 6X4: Possui motor eletrônico Cummins com injeção Common Rail e caixa de transmissão sincronizada com 16 marchas e capacidade máxima de tração de 63 toneladas. Utilizado em aplicações severas, se destina ao uso com caçamba basculante, transporte de toras de madeira, cana-de-açúcar e de guindastes de grande porte.

VW 19.370 4X2: Cavalo mecânico que traciona cargas de até 48 toneladas de peso bruto total combinado em aplicações rodoviárias de curta, média e longa distâncias. Destinado a operadores logísticos, transportadores de cargas fracionadas e paletizadas, contêineres, hortigranjeitos e produtos industrializados.

VW 25.370 6X2: com 367 cavalos de potência, tracionam semi-reboques de até 57 toneladas de peso bruto total combinado e até 60 toneladas de capacidade máxima de tração em carretas especiais ou convencionais. Desenvolvido para aplicações com baixo custo operacional e agilidade, é ideal para operadores logísticos, transportadores de cargas fracionadas e paletizadas, cargas líquidas, alimentos e produtos industrializados.

VW 31.370 6X4: com 63 toneladas de peso bruto total combinado e 63 toneladas de capacidade máxima de tração, criado para operações fora-de-estrada e transporte de cargas densas. Destinado à construção civil, usinas de álcool e açúcar, empresas de cultivo e extração de madeira e companhias mineradoras.

www.vwcaminhoeseonibus.com.br

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