Um caminhão 100% elétrico transportou, pela primeira vez, um contêiner carregado pela Serra da Anchieta, no trecho entre o Porto de Santos e a cidade de Paulínia (SP). A operação foi realizada pela Gelog em parceria com a Syngenta e envolveu o deslocamento de um contêiner de 27 toneladas até a planta industrial da empresa no interior paulista.
A iniciativa insere um novo modal de transporte no setor logístico, com a adoção de um veículo elétrico em uma rota considerada desafiadora. O percurso, tradicional na ligação entre o litoral e o interior do estado, foi concluído sem emissão de carbono, marcando um ponto de transição para a introdução de soluções alternativas no transporte rodoviário de cargas.
O projeto é resultado de parceria entre as duas companhias, que já haviam adotado em operações anteriores o uso de caminhões a gás. A nova etapa amplia o escopo de iniciativas voltadas à busca de soluções carbono zero para cadeias logísticas.
A operação contou ainda com a participação da fabricante Sany, responsável pelo desenvolvimento do veículo, e da Irmen, representante oficial da marca no Brasil, que viabilizou a introdução do modelo no país. A colaboração entre as empresas permitiu a adaptação da tecnologia ao mercado local e a execução do transporte experimental.
O transporte de cargas em veículos elétricos de grande porte ainda enfrenta barreiras de escala, custos e infraestrutura de abastecimento. No entanto, a realização da rota entre Santos e Paulínia com carga completa indica a possibilidade de aplicação prática em corredores logísticos estratégicos.
Para o setor, o teste demonstra um movimento em direção à diversificação de modais com foco na redução de emissões, ao lado de outros recursos já utilizados, como caminhões a gás. A inserção de veículos elétricos pode influenciar o planejamento de operadores e embarcadores que buscam alternativas para atender às exigências regulatórias e de mercado relacionadas à sustentabilidade.