A Foton Aumark do Brasil, responsável pela importação e distribuição dos caminhões da marca Foton no País, anunciou, na última semana, parcerias com as empresas Yara e Cummins Filtration para distribuição do agente químico Arla 32, responsável pelo pós-tratamento dos gases de escape, tornando-os menos poluentes para o atendimento à lei de emissões Proconve P7, equivalente ao Euro 5.
O líquido, das marcas Air1, fabricada pela Yara, e Fleetguard, da Cummins, são vendidos a granel ou em embalagens de 20, 200 e 1.000 litros. “Estamos tentando beneficiar nossos clientes fazendo com que eles tenham acesso fácil aos produtos fundamentais para o bom desempenho das tecnologias Euro 5”, justifica Marcio Vita, diretor executivo da Foton Aumark do Brasil.
Com as parcerias, a Foton garante a chegada dos produtos aos transportadores que utilizam os veículos da marca até que o mercado se estabilize e estes possam ser encontrados com facilidade. “Acreditamos em uma possível normalização do setor nos próximos seis ou oito meses, quando haverá uma quantidade boa de caminhões Euro 5 no mercado”, analisa Vita.
Atualmente, a empresa oferece ao mercado os modelos 1051 e 1081 – de 6,5 e 8,5 toneladas, respectivamente – equipados com a tecnologia de Redução Catalítica Seletiva (SCR, na sigla em inglês) que dependem do Arla 32 para funcionar. Os caminhões utilizam ainda o diesel S-50, fornecido pela Petrobras, um combustível com baixo teor de enxofre, tornando a queima mais limpa em relação ao diesel S-500.