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Mudanças de comportamento e desejos da Geração Z causam reviravolta no segmento de logística

Recrutadores notam a necessidade de fugir dos padrões na hora da contratação
Por Redação em 13 de julho de 2023 às 9h37
Mudanças de comportamento e desejos da Geração Z causam reviravolta no segmento de logística
Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay

A Geração Z, nascida aproximadamente entre 1995 e 2010, é composta pelos considerados “nativos digitais”. Apesar de tão nova no mercado de trabalho, ela já tem causado uma reviravolta no setor de Recursos Humanos das empresas. No segmento de logística o cenário não é muito diferente, dando início a uma nova jornada em meio a chamada guerra de talentos.

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (Abol), as filiadas relatam que o primeiro desafio  é visto ainda na primeira etapa de admissão: não são mais as companhias que escolhem os candidatos. Agora, o caminho é inverso.

"Antigamente, as empresas escolhiam os candidatos, isso há uns 15 anos, só que cada vez mais é o candidato que escolhe a empresa. Tem muito do 'pra onde eu vou' e 'a próxima empresa que eu desejo trabalhar', ou 'a empresa onde eu decido ficar'. Frente a tudo isso, existem caminhos e há um conceito que é o employer branding ou gestão da marca empregadora, que é basicamente o marketing a serviço de recursos humanos", explica o vice-presidente da Radancy, especialista em tecnologia com foco em recrutamento e seleção de talentos, Caio Infante.

Recentemente, o publicitário realizou uma palestra para gestores de RH de operadores logísticos ligados à Abol, trazendo questionamentos e soluções para quem pretende escolher o melhor time para a sua empresa. "O que é mais difícil, contratar ou reter um funcionário? Não existe uma resposta certa, mas para reter bem, é preciso contratar melhor ainda", afirmou Infante na ocasião. 

E reter a geração Z é exatamente uma das dificuldades encontradas por 84,6% dos OLs que participaram da pesquisa. Além disso, os recrutadores ainda se deparam com outros desafios como a dificuldade de interação pessoal, conhecimentos geral e técnico ainda superficiais, além de pessoas à procura de ambientes mais descontraídos, benefícios diferentes dos tradicionais, qualidade de vida e rápido crescimento profissional.

"As novas exigências têm levado as empresas a se adaptarem para atenderem esses candidatos que se destacam pela sua alta habilidade digital, fácil aprendizado, capacidade de inovar e criatividade. No entanto, essa geração também se destaca pelo alto nível de ansiedade, independência e individualismo. Por serem uma parcela considerável dentro dos OLs, é necessário que haja uma sintonia fina para que ambos os lados - colaborador e empresa - saiam beneficiados pela contratação", diz a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha.

Ainda segundo o levantamento, 38,5% dos entrevistados têm entre 11% e 20% do seu time de colaboradores formado por pessoas da Geração Z. Enquanto 23,1% possuem entre 21% e 30% dos cargos ocupados pela Geração Z, 15,4% têm entre 30% e 40% dos funcionários nessa faixa etária, outros 15,4% tem apenas 10% de colaboradores da Geração Z e 7,7% têm 40% de nativos digitais dentro da sua empresa.

Diante do cenário, alguns OLs se mostraram atentos às novas tendências, com iniciativas que tornam a empresa mais atrativa aos olhos dessa geração. Horário híbrido, ascensão em curto espaço de tempo e dress code flexível para o time de tecnologia são outras flexibilidades oferecidas pelos OLs.

"Não há mais onde se esconder. Antes não  se levava trabalho para casa, você terminava, desligava o computador e voltava no dia seguinte. Hoje, com o celular na mão, o trabalho está acontecendo e as pessoas se falam. Qual é o desafio? Descobrir o que faz a sua empresa ser única no mercado", finaliza Infante.

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