Ibovespa
169.793,13 pts
(-0,86%)
Dólar comercial
R$ 5,20
(0,26%)
Dólar turismo
R$ 5,42
(0,35%)
Euro
R$ 5,91
(0,04%)

Geopolítica e transição energética: os novos caminhos da logística brasileira

Por Redação em 24 de junho de 2026 às 11h54

O setor logístico global está em um ponto de inflexão. Na edição de hoje do programa Infra em Movimento, a advogada e colunista da Tecnologística Mariana Avelar, membro da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, explica como a descarbonização (ou desfossilização) e a geopolítica estão redesenhando as rotas do comércio mundial e o papel estratégico do Brasil nesse cenário.

Segurança e soberania energética: Como a transição para combustíveis como etanol, biodiesel e hidrogênio pode garantir fluxos logísticos mais confiáveis e seguros em tempos de conflitos globais.

Desafios regulatórios: As recomendações do "Conselhão" (CDESS) para a COP30 e a urgência em superar a dependência fiscal de combustíveis fósseis para acelerar a produção de combustíveis sustentáveis.

Corredores verdes: O conceito de dar preferência de financiamento para portos, terminais e embarcações que adotem tecnologias limpas e coordenação institucional.

Padronização internacional: A importância da nova norma ISO 19870-1 para dar transparência e interoperabilidade ao mercado global de hidrogênio.

Parcerias globais: O investimento de R$ 450 milhões em P&D planejado entre Brasil, Holanda e Noruega para impulsionar tecnologias de rotas verdes até 2026.

 

Assista o vídeo na íntegra:

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar