Ibovespa
131.035,51 pts
(0,02%)
Dólar comercial
R$ 5,64
(1,11%)
Dólar turismo
R$ 5,87
(1,25%)
Euro
R$ 6,15
(1,10%)

Localfrio registra receita de R$ 167 milhões e bate recorde no 1º trimestre de 2023

Faturamento da companhia cresce 18% no período
Por Redação em 24 de maio de 2023 às 8h55
Localfrio registra receita de R$ 167 milhões e bate recorde no 1º trimestre de 2023
Foto: Divulgação/Localfrio
Foto: Divulgação/Localfrio

A Localfrio registrou uma receita de R$ 167 milhões, atingindo o recorde no primeiro trimestre de 2023. O resultado aponta um crescimento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a empresa, o aumento na receita deve-se à implementação de uma cultura de ganho de produtividade, aumento da eficiência operacional, diversificação geográfica e uma maior atenção à gestão de serviços.

"É uma marca relevante, resultado de muita disciplina na execução do planejamento estratégico que a companhia desenhou e que nos deixa confiante para alcançar a marca de R$800 milhões de faturamento ainda em 2023. Passamos a ter um olhar mais criterioso em relação ao nosso desempenho operacional. Sabíamos que era possível melhorar esses indicadores e trazer um crescimento mais orgânico e estruturado", detalha Rodrigo Casado, CEO e presidente da Localfrio.

Para alcançar as mudanças planejadas, a Localfrio investiu em consultoria externa e na na contratação de um time de especialistas em projetos. Ao identificar e eliminar os principais gargalos, falhas em processos e desperdícios operacionais, a companhia obteve um incremento significativo em suas receitas e redução de custos que impactaram positivamente o lucro operacional da companhia em mais de R$ 30 milhões.

"O esforço que fizemos nessa frente, na diversificação geográfica de nossas operações e na ampliação do portfólio de serviços nos levou a um patamar bem maior do que estávamos há alguns anos. O mercado tem percebido todas essas mudanças que temos implementado e nos procurado com maior frequência em busca das melhores soluções logísticas integradas", completa o CEO.

Crescimento de 42% no faturamento em 2022

Localfrio registra receita de R$ 167 milhões e bate recorde no 1º trimestre de 2023
Foto: Divulgação/Localfrio

No ano passado, o faturamento da Localfrio aumentou 42% em relação a 2021, atingindo a marca de R$ 600 milhões, o que representa o maior crescimento alcançado pela companhia nos últimos cinco anos. 

O Lucro Operacional da Localfrio também apresentou indicadores consistentes crescendo 45% em relação ao ano anterior e chegando à marca dos R$ 80 milhões. Além disso, em 2022, a Localfrio investiu em um novo centro de distribuição em Itajaí (SC), na mudança da sede em São Paulo (SP).

Localfrio intensifica investimentos em TI e acelera transformação digital


A empresa de logística integrada prevê investimentos de aproximadamente R$ 25 milhões neste ano, destinados especialmente para tecnologia da informação. Esse é o maior aporte da história da companhia, resultado de um novo direcionamento estratégico que visa à verticalização da oferta de soluções eficientes e integradas através da tecnologia.

"Estamos buscando as melhores e mais modernas tecnologias para deixarmos nossas operações mais ágeis e eficientes, nos colocando em um novo patamar. Clientes, colaboradores e demais stakeholders já estão percebendo algumas mudanças que estamos realizando nesse sentido e, em breve, apresentaremos outros avanços", explica Rodrigo Casado.

Neste ano, a operação de Itajaí já foi contemplada com a atualização do sistema TOS e WMS. Isto possibilitará o acompanhamento das atividades em tempo real, integração com outros sistemas para facilitar o trânsito das informações, automatização de procedimentos e um novo portal de atendimento aos clientes para acompanhamento de solicitações e serviços. A modernização dos sistemas TOS e WMS está prevista para ocorrer também nas demais unidades da companhia até o final de 2023.

De acordo com a Localfrio, diversas frentes de trabalhos já estão sendo impactadas pela transformação digital com a utilização de diferentes recursos tecnológicos. As operações de São Paulo, por exemplo, já utilizam IOT (Internet of Things ou Internet das Coisas) nos processos de monitoramento de temperatura dos armazéns refrigerados.

Investimentos em projetos de educação, cultura, esportes, inclusão social e sustentabilidade
Neste mês, a empresa anunciou um investimento de aproximadamente R$ 500 mil para fomentar projetos de educação, cultura, esportes, inclusão social e sustentabilidade. As iniciativas estão programadas para São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco, locais onde a companhia atua. Novos aportes estão previstos ao longo dos próximos meses para beneficiar mais pessoas e programas.

"Acreditamos que o incentivo a essas iniciativas é um passo fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Projetos que possam contribuir para a melhoria da educação, preservação dos recursos naturais, inclusão social, cultura e sustentabilidade estão no nosso radar. Estamos investindo quase meio milhão e pretendemos investir mais ao longo deste ano e nos próximos como parte de nosso planejamento estratégico de gerar cada vez mais valor às comunidades onde atuamos", afirma Casado.

Em São Paulo a Localfrio firmou um acordo de patrocínio para duas etapas da Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos. Um dos focos do evento é a inserção de pessoas com e sem deficiência, e em situação de vulnerabilidade social. Cada etapa atrai cerca de 15 mil participantes.  

Já em Santos, no litoral paulista, a companhia também é apoiadora da corrida 10 km da Tribuna FM, promovida pelo grupo de comunicação A Tribuna de Santos. A edição deste ano foi realizada em 21 de maio, contando com a participação de cerca de 20 mil atletas.

Além disso, a empresa apoia outros projetos como peças teatrais no município do Guarujá (SP); o projeto Quem São Elas? – Protagonismo Feminino, em Itajaí (SC); e o projeto Adolescentes e Jovens Empreendedores (CMDCA/GG), em Glória do Goitá (PE).

LEIA TAMBÉM:

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar