
A Bracell começou a operar dois caminhões elétricos de 74 toneladas nas rotas de transporte de madeira e de celulose no interior de São Paulo. O início da circulação marca a entrada desses veículos em operações logísticas regulares no setor, com uso em grande escala em fluxos florestais e industriais.
O projeto recebeu investimento de R$ 3,5 milhões e integra a política de descarbonização da companhia, alinhada às metas da Agenda Bracell 2030, que prevê redução de 75% das emissões de carbono por tonelada produzida e implantação de tecnologias de menor impacto nos processos industriais e logísticos.
Um dos veículos fará o transporte de toras de eucalipto entre fazendas e a unidade fabril de Lençóis Paulista, em percursos de até 100 quilômetros. O outro será utilizado no trajeto entre a fábrica e o Terminal Intermodal de Pederneiras para movimentação de celulose. Os dois caminhões possuem autonomia de até 250 quilômetros por carga e tempo médio de recarga de uma hora e meia. Pontos de abastecimento elétrico foram instalados dentro do complexo industrial da empresa.
A operação com caminhões elétricos de grande porte para madeira é inédita no país em escala comercial. No transporte de celulose, a iniciativa sucede testes iniciados em 2023, quando a empresa adotou o primeiro veículo elétrico pesado acima de 40 toneladas para essa finalidade. Após validação técnica, a Bracell ampliou a capacidade operacional, incorporando agora um modelo com 74 toneladas e Autorização Especial de Trânsito (AET), necessária para circulação de composições desse porte.
Segundo a empresa, todas as etapas seguem normas de transporte, requisitos de segurança veicular e protocolos de saúde ocupacional. O desempenho dos veículos será monitorado para avaliação de resultados ambientais, operacionais e econômicos, com possibilidade de expansão da frota nos próximos ciclos.