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Nova linha Master, da Renault

Modelo apresenta diversas novidades, como novo motor, dimensões ampliadas e itens que podem reduzir os custos com manutenção
Por Redação em 6 de março de 2013 às 16h54 (atualizado em 01/04/2013 às 16h40)

Renault-interna
A Renault apresentou ontem, dia 5 de março, em evento realizado em Curitiba, a nova geração do seu utilitário comercial Master. O veículo, disponível nas versões chassi-cabine, minibus, furgão e vitré, conta com mais de 70 possíveis configurações para atender desde pequenos comerciantes até grandes operações de transporte.

A nova linha apresenta, pela primeira vez, o sistema Gear Shift Indicator (GSI), que informa, por meio de setas luminosas no painel do veículo, quando o condutor deve reduzir ou aumentar a marcha, com o intuito de auxiliar na economia de combustível. Usada corretamente, a novidade pode proporcionar uma redução de até 5% no consumo, além de prevenir o desgaste prematuro do motor.

Todas as versões ficaram maiores. Com implemento, o modelo chassi cabine apresenta comprimento total máximo de 5.924 mm, largura de 2.350 mm e altura de 3.500 mm. Com capacidade para até 1.759 kg de cargas, o veículo suporta implementos baú de até 16 m³ e caçambas de até 8 m².

O novo motor turbodiesel 2.3 de quatro cilindros que estréia na nova linha atende às normas do Euro 5 e, com 130 cavalos, é 15 cv mais potente e gera 2,04 kgfm a mais de torque na comparação com a versão anterior do utilitário comercial. Em relação ao seu antecessor, o motor é mais leve, graças principalmente à adoção de alumínio na composição do cabeçote.

A carroceria, monobloco, foi reforçada visando maior durabilidade em operações severas. A suspensão dianteira é formada por triângulos sobrepostos e possui barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. A traseira é composta por eixo rígido com travessas longitudinais semi-elípticas de lâminas em aço.

Direção hidráulica, airbags e freios a disco com sistema ABS nas quatro rodas são itens de série em todas as versões. O novo Master apresenta maior eficiência nas frenagens. Em testes feitos pela Renault, a 100 km/h, o modelo precisou de 44 m para parar, ganhando quatro metros de vantagem sobre seu antecessor.

Outra alteração está na tampa do combustível, que agora apresenta sistema de inviolabilidade. Ela só pode ser acessada mediante a abertura da porta do motorista, evitando furtos de combustível.

O novo Master pode ser adquirido com diversos tipos de carroceria. A transformação é realizada junto a parceiros da Renault e o comprador retira o veículo pronto nas próprias concessionárias da montadora.

Design e conforto 

O novo Master aposta em um design mais robusto, com o objetivo de transmitir sensações de força e imponência. O veículo possui nova grade frontal, formada agora por três filetes cromados. O para-choque dianteiro, mais largo, abriga um front step para facilitar o acesso ao motor e também às palhetas do para-brisa. Os faróis são alongados, e o conjunto óptico já engloba luzes indicativas de direção.

O painel foi totalmente renovado e traz mais informações úteis ao motorista, como temperatura do motor e relógio, além de indicadores das novas tecnologias embutidas. O modelo recebeu mais porta-copos e porta-objetos, com espaços até mesmo para garrafas de dois litros. O porta-luvas apresenta agora 7,7 litros de capacidade de armazenamento.

A cabine possui ajustes da altura da coluna de direção e da altura e inclinação do encosto e assento do banco. O volante oferece uma empunhadura mais confortável e foi projetado para que o motorista tenha a sensação de dirigir um carro de passeio. A alavanca de câmbio está mais próxima do condutor, o que proporciona maior conforto e libera mais espaço para circulação na cabine.

O Master oferece também maior visibilidade ao motorista, com amplitude angular de 185,9 graus.

Menores custos

A concepção do novo Master teve como objetivo oferecer menor custo de manutenção. O motor, que até então utilizava correia de distribuição, agora conta com corrente de distribuição, feita para durar por toda a vida útil do veículo. Antes era necessário realizar a substituição da correia a cada 60 mil km ou quatro anos. O mesmo ocorre com o líquido de arrefecimento, que passa a resistir por 160 mil km ou seis anos, contra os 120 mil km ou quatro anos do modelo anterior.

Além disso, o intervalo de revisões da linha foi ampliado de 15 mil km para 20 mil km. O novo utilitário passa a contar também com o sistema Oil Control System (OCS), que detecta o uso severo do veículo e indica, por meio de um alerta luminoso no painel, que uma revisão deve ser antecipada.

A Renault oferece ainda o serviço Renault Pro+, um sistema de atendimento dirigido a frotistas, prestadores de serviços e todos que utilizam o veículo como ferramenta de trabalho. Executado em parceria com concessionárias e destinado a pequenas, médias e grandes empresas, o programa abrange serviços que vão da comercialização ao pós-venda do utilitário da empresa.

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