A Apolo Tecnologia em Polímeros, empresa especializada na produção de peças poliméricas de alta tecnologia, inaugurou recentemente uma nova fábrica em Farroupilha, Rio Grande do Sul. A companhia anunciou o lançamento de um veículo autônomo guiado a laser, fruto de uma colaboração de 18 meses com a área de Engenharia de Logística da Marcopolo S.A. O inovador veículo já está em operação há dois meses, otimizando as movimentações internas de matérias-primas e peças na linha de produção, resultando em ganhos significativos de tempo e redução de custos logísticos internos.
André de Castilhos, Business Head da Apolo Tecnologia em Polímeros, destacou a contribuição do Veículo Guiado a Laser para o aumento da produtividade e a redução de acidentes de trabalho. Ele ressaltou que essa solução é particularmente benéfica para ambientes de atividades intensivas, operando 24 horas por dia e exigindo complexos fluxos de produção.
Na planta da Apolo, o veículo autônomo realiza transporte interno entre a linha de injetoras com pré-montagem de componentes, a linha de montagem com o armazém central e entre pré-montagem e armazém central. O percurso inclui paradas programadas em cada área ou direcionamento direto para locais específicos.
A tendência crescente de adotar Sistemas Inteligentes de Transporte completamente automáticos e flexíveis, que dispensam intervenção humana, destaca-se na indústria. A Apolo Tecnologia em Polímeros investiu na busca por inovação e tecnologias mais limpas para desenvolver um equipamento que otimizasse a automação dos processos de produção, elevando a qualidade e a produtividade.
O veículo autônomo da Apolo é capaz de se deslocar com pouca ou nenhuma interferência humana, utilizando uma combinação avançada de tecnologias, como sensores, câmeras internas e externas, GPS, aprendizado de máquina e inteligência artificial. O sistema de guia a laser, que emite um sinal de laser refletido por defletores próximos ao percurso, permite ao veículo seguir rotas determinadas. O processador embarcado calcula a diferença de tempo entre a emissão do laser e a captura do feixe de reflexão, determinando a posição precisa do veículo em relação a pontos de controle. Essas informações permitem ao veículo corrigir sua trajetória de forma autônoma.
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