Foram vendidos no período perto de 5.500 caminhões. Foram 5.158 pesados, dos quais 4.391 no mercado doméstico e 767 unidades exportadas. Isso representa um crescimento de cerca de 10% sobre o resultado anterior, e os números garantem à montadora sueca cerca de 25% do mercado brasileiro de pesados. O ano de 2003 também registrou a entrada da Volvo do Brasil no segmento de caminhões semipesados, com o lançamento, em outubro, do VM 17 e do VM23, que já venderam 400 unidades. Este é o primeiro modelo de caminhão médio/pesado desenvolvido e produzido fora da Europa pela montadora e a intenção é abocanhar 10% do mercado brevemente. As exportações da unidade brasileira – responsável pelo mercado da América Latina – também subiram. No ano passado, foi exportado um total de 1.500 caminhões. A planta brasileira enviou para a matriz na Suécia 2,9 mil cabinas e, este ano, está mandando sete mil blocos de motor. Exemplo brasileiro - Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil, atribuiu os bons números à renovação da linha, aos novos serviços criados pela montadora, à reestruturação da rede e à qualidade e tecnologia de seus produtos. A unidade brasileira tem o melhor índice de qualidade de todo o grupo. "Este bom desempenho mostra o reconhecimento do mercado a nossos produtos, fruto de um trabalho consistente e de longo prazo. Para nós, 2003 foi um ano importante e estou muito satisfeito com os resultados", disse o presidente, no cargo desde outubro passado. Também contribuiu para o aumento das vendas o crescimento do setor agrícola. De acordo com Carlos Pacheco, gerente de Vendas de Caminhões Pesados, metade dos veículos desse segmento é destinada ao transporte de grãos. Já no setor de semipesados as maiores aplicações são plataformas, siders, vans, dimper e tanque. Além dos novos semipesados, no segundo semestre em 2003 houve uma renovação total da linha no País, com a nova geração dos Volvo FM, FH e NH, lançada juntamente com o VM. Sérgio Gomes, gerente de Estratégia e Planejamento de Produto da Volvo, anunciou o embarque do primeiro pedido para a China, de 125 unidades dos modelo FH 4x2 e 4x6, a realizar-se dentro de algumas semanas. Segundo Gomes, outros embarques estão previstos. As vendas mundiais da marca também cresceram em 2003. A Volvo Truck Corporation totalizou a venda de 75.312 unidades, aumento de 8% em relação a 2002, com aumento significativo dos lucros. Além de crescimento na Europa e América do Norte, a marca também apresentou bom desempenho na África do Sul e Austrália, sem contar a América Latina. Para 2004, a empresa prevê continuidade do crescimento, com vendas totais no Brasil entre 4.400 e 4.800 veículos pesados; entre 1.400 e 1.500 semipesados e 750 ônibus (contra 600 vendidos em 2003 no Brasil e exterior). A montadora pretende continuar com o investimento de US$ 100 milhões no País, que vem sendo feito ao longo dos últimos três anos. www.volvo.com.br
A Volvo do Brasil apresentou nesta terça-feira, em São Paulo, os números relativos às vendas internas e externas de caminhões e ônibus em 2003. Apesar de ter sido um ano difícil, os resultados foram positivos, dando continuidade ao crescimento apresentado pela montadora nos anos anteriores. A companhia faturou, em 2003, R$ 1,73 bilhão, por volta de 40% a mais que em 2002. A empresa também teve aumento nos lucros, embora não revele os números deste crescimento.
Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil
A Volvo Trucks estará inaugurando, em março, uma fábrica em Jinan, na China, através de sociedade com a China National Heavy Truck Corporation. A fábrica irá montar veículos, além de receber unidades da Suécia e cavalos mecânicos do Brasil. A Volvo Trucks é o primeiro fabricante de fora da China a assinar acordo de distribuição para caminhões produzidos no país.
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