Segunda-feira, 4 de agosto de 2014 - 9h46
Tecon Rio Grande cresce 21% no primeiro semestre
Terminal atrai novos clientes de diversos segmentos, como as marcas Foton e Mais Frango

O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres localizado no Porto do Rio Grande (RS) e administrado pela Wilson Sons, registrou um volume total de 355,3 mil TEUs movimentados no primeiro semestre de 2014, número 21% maior na comparação com o mesmo período do ano passado.

O resultado positivo foi obtido principalmente devido incremento da cabotagem. Em maio, a modalidade atingiu o recorde de 3.900 TEUs movimentados. Entre os produtos de destaque estão móveis, vinhos, conservas, leite em pó e arroz. O crescimento de aproximadamente 150% no transbordo, especialmente de cargas oriundas da Argentina, também contribuiu com os números semestrais.

No longo curso, as principais cargas transportadas no período foram frango, resina, tabaco e carne suína, para destinos como Europa, Ásia Oriente Médio e Américas do Norte e Sul. Para o diretor Comercial do Tecon Rio Grande, Thierry Rios, a produtividade das operações é o diferencial para o crescimento. “Contamos com estrutura montada para atender com excelência os atuais e novos clientes. O nosso calado, 40 pés, permite que trabalhemos com grandes navios acompanhando o crescimento do segmento”, destaca.

De fato, o primeiro semestre marcou o início das operações de novos clientes no terminal. A chinesa Foton é um deles. A fabricante de caminhões, que está instalando sua unidade produtora em Guaíba (RS), passou a movimentar por Rio Grande peças, acessórios e até mesmo caminhões montados e adaptados ao mercado brasileiro. A previsão é de que, até a conclusão da fábrica, que deve acontecer no final de 2015, mais de 3 mil caminhões passem pelo Tecon.

A Mais Frango, indústria localizada no noroeste rio-grandense, também passou a fazer parte do rol de clientes do Tecon Rio Grande no primeiro semestre de 2014. A empresa migrou seus embarques de frango congelado, tradicionalmente realizados pelos portos de Santa Catarina, para o terminal. De janeiro a junho foram embarcados 100 contêineres tendo como destino os principais países do Oriente Médio.

A opção pelo escoamento por Rio Grande, a cerca de 650 km da área produtora, reduziu os custos totais em até 15%. A expectativa é operar, em média, 20 contêineres por mês. A média mensal de movimentação de frango congelado no Tecon Rio Grande soma 2 mil contêineres. O segmento corresponde a 17% do volume total das exportações do terminal.