Segunda-feira, 29 de julho de 2019 - 11h41
T-Mult recebe o centésimo navio em três anos de operação
Terminal alcançou um total de 1,79 milhão de toneladas movimentadas

O Terminal Multicargas (T-Mult) do Complexo do Porto do Açu, situado no norte do estado do Rio de Janeiro, recebeu seu 100º navio em três anos de operação. O marco foi atingido com a chegada da embarcação MV Wu Gui Shan, que descarregou 52,5 mil toneladas de carvão no terminal. Com essa operação, o T-Mult soma 1,79 milhão de toneladas movimentadas desde sua inauguração.

Segundo o diretor de Operações do Porto do Açu, Ideraldo Goulart, os números refletem os avanços do terminal. “Ao mesmo tempo que representa uma conquista simbólica, alcançar o navio de número cem é também reafirmar os diferenciais competitivos do T-Mult. Somos um terminal moderno, localizado em um porto privado, que atende as especificidades de cada cliente e sem fila de espera”, afirma o executivo.

Divulgação
Divulgação

A operação de descarregamento do MV Wu Gui Shan foi realizada pelos próprios operadores do terminal, treinados para atuar com diferentes tipos de carga. Goulart ressalta ainda outro diferencial do Açu, que é o fato de ter se desenvolvido sob o conceito de porto-indústria: “Além de oferecer um terminal apto a movimentar diversos tipos de produtos, o Açu conta com vias preparadas para o transporte de cargas com grandes dimensões, o que permite que toda a operação possa ser realizada no mesmo espaço, trazendo sinergia e reduzindo o custo logístico das empresas envolvidas”, explica.

Hoje, o T-Mult movimenta coque, carvão, bauxita, carga geral e de projetos, além de ter autorização para operar com qualquer tipo de granel sólido e também com veículos. Está em desenvolvimento ainda um projeto para criar a infraestrutura necessária para movimentação de contêineres. Além disso, uma expansão do terminal, com a ampliação do pátio de estocagem e a construção de armazenagem coberta, possibilitará a movimentação de novas cargas.