Sexta-feira, 6 de setembro de 2019 - 10h19
TCP registra novos recordes operacionais no mês de agosto
Terminal supera números de julho no recebimento de trens e na movimentação de contêineres cheios

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR), bateu dois novos recordes no mês de agosto, ao contabilizar 82 trens operados, número que supera o recorde de julho passado, com 80 trens, e a movimentação de 6.600 unidades de contêineres cheios, contra 6.295 unidades registradas também em julho.

Os trens que acessam o terminal fazem a ligação das bases intermodais, localizadas em cidades paranaenses como Cambé, Cascavel e Ponta Grossa. Eles são utilizados, principalmente, para o transporte de cargas refrigeradas e madeira.

“A TCP é um dos únicos terminais brasileiros que conta com ferrovia dentro da área alfandegada, o que é muito importante competitivamente, já que torna o frete mais barato. Isso tem contribuído para que o terminal consiga converter cargas de outros portos”, destaca o diretor Comercial Alexandre Rubio.

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O executivo explica que o aumento de demanda já estava previsto para o período de julho a setembro, mas também se deve a um realinhamento operacional, com a criação de um sistema de janela para os trens, similar aos já utilizados para os navios.

A TCP também mudou os equipamentos que operam na ferrovia, fazendo com que o tempo operacional reduzisse em quase 20%. “O sistema de janelas foi pensando em parceria com a Brado e a Rumo para permitir que os trens cheguem a cada seis horas ao terminal, sempre operando em período cheio. Chegando no início do período se evita, por exemplo, que o trem chegue a Paranaguá na troca de turnos”, esclarece Rubio.

Os 6.600 contêineres cheios movimentados representam a melhor marca do terminal no ano. “Foi um mês bastante difícil, com o tempo fechado e muita neblina em Paranaguá. Mesmo assim, o time comercial está fazendo um trabalho muito bom, ganhando participação de mercado, com crescimento de 15% no volume de cais ano a ano”, analisa o diretor.

Segundo ele, a TCP realizou mudanças na operação logística, aumentando a flexibilidade oferecida para os armadores. “O tempo de um navio dentro da janela e fora de janela em Paranaguá é praticamente o mesmo, o que mostra que o terminal está pronto para receber o navio a qualquer momento. Essa flexibilidade é consequência da liberação do novo berço e deve aumentar ainda mais com a entrada em operação dos dois novos portêineres, prevista para setembro”, finaliza.