Quinta-feira, 7 de novembro de 2019 - 9h47
Setor de implementos rodoviários tem ano positivo até outubro
Ao todo, a indústria disponibilizou no mercado 99.821 unidades nos dez primeiros meses de 2019

A Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) divulga que o volume de emplacamentos de janeiro a outubro de 2019 chegou à marca de 99.821 unidades. O resultado é 36,76% superior ao computado no mesmo período de 2018, quando o mercado interno absorveu 72.988 produtos.

“Com esse resultado, acreditamos que estamos cada vez mais próximos de chegar à nossa meta de cerca de 20% de recuperação”, afirma o presidente da associação, Norberto Fabris.

O executivo, entretanto, prefere não fazer previsões quanto ao número final do ano. “Não há como estimarmos, porque alguns fatores interferem na precisão de qualquer cálculo”, resume. Fabris se refere, por exemplo, ao desaquecimento que ocorre no mês de dezembro, causado pelos feriados de final de ano, somado ao fato que o ambiente geral da economia ainda é de recuperação de negócios.

A retomada gradual nos centros urbanos, contudo, já reflete diretamente em alguns produtos do segmento leve. “Betoneira passou de 137 produtos nos dez meses de 2018 para 437 emplacamentos este ano”, diz. O presidente da Anfir completa explicando que se trata de uma venda ligada integralmente à construção civil, portanto, reflexo direto das atividades nesse segmento.