Quarta-feira, 15 de janeiro de 2020 - 11h50
Volkswagen Caminhões fecha 2019 com crescimento de 40%
Montadora comercializou 30.237 unidades das marcas VW e Man, considerando desde o leve Delivery Express até o extrapesado Man TGX

A Volkswagen Caminhões colocou no mercado em 2019 um total de 30.237 unidades das marcas VW e Man, crescimento superior a 40% quando comparado ao ano anterior, considerando emplacamentos desde o leve Delivery Express até o extrapesado Man TGX.

Como segundo modelo mais emplacado do ano, o Delivery 11.180 teve 4.642 unidades adquiridas. O resultado representa uma alta de quase 70% em suas vendas, frente ao resultado de 2018. Na sexta posição do ranking está o Constellation 24.280, com 3.668 caminhões, seguido de perto pelo Delivery Express com 3.497 unidades. Com 3.411 unidades, o Delivery 9.170 é o oitavo modelo mais vendido no Brasil.

Divulgação

Já o total da linha Constellation teve 15 mil modelos emplacados em 2019. Entre os extrapesados, a linha MAN TGX também expandiu seus negócios com a alta das vendas de seus modelos ficando em 33%.

Segundo o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, a retomada do mercado deve continuar este ano e a empresa está confiante em um 2020 com aumento significativo nas vendas. As projeções positivas do Produto Interno Bruto (PIB), com alta de 2,5%, juros menores, inflação controlada e melhora no nível de confiança são os fatores que, na opinião do executivo, levam a companhia a vislumbrar um cenário de renovação e ampliação das frotas.

Cortes reforça que a indústria de caminhões é um termômetro da economia e sua crescente recuperação impacta diretamente no mercado. “Fechamos o ano de 2019 com uma média de emplacamento diário cerca de 50% superior ao que se registrava no fim de 2017. Para 2020, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê uma alta de 18,4% nas vendas de caminhões, alcançando as 120 mil unidades, e vamos trabalhar como sempre para acompanhar essa demanda maior”, pontua o presidente e CEO.

O executivo diz, ainda, que no panorama mundial o Brasil responde por um dos maiores mercados de caminhões e é também o que tem melhor projeção de crescimento de negócios este ano para o Grupo Traton, do qual as marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e Man fazem parte.