Quinta-feira, 4 de junho de 2020 - 10h11
Brado conquista novos clientes e registra recordes operacionais
Transporte de produtos de limpeza, proteína animal e fertilizantes foram os destaques

A Brado expandiu ainda mais as suas operações nos primeiros meses de 2020, mesmo com os impactos gerados pelo coronavírus. Entre os meses de janeiro e abril, a companhia registrou recordes no transporte de produtos de limpeza, na exportação de proteína animal e na importação de fertilizantes.

Além disso, a Brado conquistou 21 novos clientes no período, sendo que 12 deles atuam no mercado interno. Alguns já faziam testes com a companhia, outros chegaram por conta do cenário econômico, como aconteceu no segmento específico de transporte de embalagens de papelão para alimentos congelados.

“Isso ocorre no trecho ferroviário de Sumaré (SP) a Rondonópolis (MT). Devido ao aumento de vendas de alimentos e com mais pessoas vivendo e trabalhando em suas casas, veio o impacto positivo em toda uma cadeia que apostou na multimodalidade para vencer as longas distâncias”, conta Douglas Goetten, diretor Comercial da Brado.

Divulgação

Dentre os destaques nas movimentações está o aumento do fluxo das carnes bovinas e de aves que abastecem o mercado externo. “Tivemos crescimento nos dois portos onde atuamos, que são Santos (SP) e Paranaguá (PR). Vindas de Rondonópolis e Cambé (PR), os produtos congelados foram embarcados para a Europa, Ásia e Oriente Médio”, conta Goetten. A empresa registrou o seu melhor primeiro trimestre no segmento de proteína animal. “Neste ano, 19.012 TEUs reefer foram movimentados. No ano passado, chegamos a 15.110 TEUs. Ou seja, foi um aumento de 25,8%”, destaca o executivo.

Ainda no setor agrícola, a companhia bateu dois recordes, um trimestral e outro mensal, com os fertilizantes importados que chegam ao Porto de Paranaguá. No trecho ferroviário entre o cais e Cambé, cidade na região norte do estado do Paraná, a Brado movimentou 1.212 TEUs no primeiro trimestre de 2020 ante 538 movimentados no mesmo período de 2019, chegando a um crescimento de 125%. E no mês de março deste ano, foram 382 TEUs diante dos 70 TEUs em março de 2019, um aumento de 446%.

No transporte de produtos de limpeza, a Brado quebrou seu recorde na movimentação de detergente e sabão em pó no trecho ferroviário entre Sumaré e Rondonópolis. “Para atender o mercado interno, tivemos um crescimento de 87% em março deste ano ante o mesmo mês de 2019, com 176 TEUs frente a 94”, destaca Goetten.

“O crescimento no atendimento aos mercados interno e externo acompanham a percepção de muitas empresas com relação à competitividade logística da Brado”, analisa Marcelo Saraiva, presidente da companhia. “Como ligamos a produção ao consumo, somos a melhor distância entre gente que produz e gente que consome. Seguiremos firmes no nosso propósito de abastecer o mercado. Nossa equipe nunca esteve tão motivada para superar desafios. Primeiro, protegemos a nossa gente: para quem atua nas áreas operacionais distribuímos álcool em gel, máscaras de proteção e estamos cuidando da higienização correta dos ambientes e equipamentos de trabalho. Em áreas administrativas, adotamos home office. E mesmo com as adversidades temos conseguido crescer. Acreditamos fortemente que a nossa sociedade vai superar essa crise de saúde. E prevemos que a retomada do consumo poderá impactar positivamente ainda mais as nossas operações”, avalia.