Quarta-feira, 22 de julho de 2020 - 10h41
Porto do Rio de Janeiro cresce 7,2% no primeiro semestre
Balanço destaca os embarques de ferro-gusa na movimentação de cargas do complexo portuário

A movimentação de cargas do Porto do Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2020 atingiu a marca de 3,747 milhões de toneladas. O resultado representa um acréscimo de 250 mil toneladas %, em relação ao mesmo período do ano anterior, o que corresponde a uma alta de 7,2%. Os dados foram divulgados pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) na última segunda-feira, dia 20 de julho, dia do aniversário de 110 anos do porto.

O levantamento indica que o destaque dos seis primeiros meses do ano ficou por conta do crescimento nas exportações de ferro-gusa, que atingiu o volume de 867 mil toneladas. O número representa um incremento de 54,5% em relação ao primeiro semestre de 2019.

Divulgação

Outro fator importante apontado no relatório da CDRJ para a movimentação alcançada pelo Porto do Rio de Janeiro foi a entrada em operação do Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ). No primeiro semestre de 2020, o novo terminal movimentou 204 mil toneladas de trigo.

“Mesmo com os impactos econômicos gerados pela pandemia, o Porto do Rio de Janeiro conseguiu apresentar um resultado positivo no primeiro semestre de 2020. Na projeção de movimentação de cargas para o segundo semestre, esperamos manter o bom desempenho observado na primeira metade do ano”, comenta o diretor-presidente da CDRJ, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira.