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Log-In registra crescimento no segundo trimestre de 2021

De abril a junho, a companhia atingiu lucro líquido de R$ 37,5 milhões e receita de R$ 352,8 milhões
Por Redação em 19 de agosto de 2021 às 10h27

A Log-In Logística Intermodal registrou, de abril a junho de 2021, um lucro líquido de R$ 37,5 milhões, contra um prejuízo de R$ 14,8 milhões no mesmo período do ano passado. No mesmo período, a companhia registrou um crescimento de 50,4% na receita, totalizando R$ 352,8 milhões.

No consolidado semestral, a Log-In alcançou lucro líquido de R$ 16,3 milhões, superando o resultado negativo de R$ 129,4 milhões registrado nos primeiros seis meses de 2020. A alta se deve ao melhor desempenho operacional dos negócios e menor despesa de variação cambial.

O Ebitda ficou em R$ 93,2 milhões no segundo trimestre, uma alta de 62% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre as razões para esse incremento estão o aumento dos volumes movimentados na navegação e a melhora do cenário econômico em comparação com o início da pandemia. Outros fatores que puxaram esse resultado foram o crescimento nos volumes movimentados de contêineres, carga geral e granel no Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) e de veículos no Terminal de Veículos (Tev).

Na cabotagem, o resultado foi 20% superior ao segundo trimestre de 2020, com maior movimentação de contêineres, carga geral e serviços de armazenamento no TVV. De acordo com o diretor-presidente da Log-In, Marcio Arany, os novos recordes nos resultados do TVV e o crescimento de receita e volumes na Navegação Costeira confirmam a resiliência dos negócios da companhia. “Temos aproveitado eficientemente a alta demanda por transporte de cargas feeder e mantido um crescimento de volume superior ao do setor, tanto neste trimestre quanto no semestre”, destaca o executivo.

De abril a junho, o serviço de navegação costeira alcançou uma receita de R$ 277,6 milhões, a maior já registrada desde o início das operações companhia. O Ebtida foi de R$ 76,9 milhões, recorde para um segundo trimestre. Outro destaque foi o volume movimentado no feeder, crescimento de 38% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, serviço impulsionado pelo crescimento na importação e pela manutenção do ritmo da exportação. No período, houve uma melhora no mix de cargas movimentadas, com destaque para os segmentos de eletrônicos, alimentos, bebidas, higiene e limpeza. A receita total da navegação foi impulsionada também pela maior demanda por veículos no segundo trimestre.

Os meses de abril, maio e junho foram de grande movimentação de contêineres no TVV, totalizando 47.174 TEUs, o maior desde 2015. A receita e o Ebitda do terminal também foram recordes e somaram R$ 66 milhões e R$ 30,4 milhões, respectivamente, beneficiados pela melhora no mix de cargas, maior volume de contêineres e carga geral, especialmente veículos, além de serviços de armazenagem. O início da operação do Tev, destinado à armazenagem e movimentação, também foi responsável pelo aumento no volume de veículos no local.

As exportações pelo TVV tiveram alta demanda no segundo trimestre, principalmente no setor de rochas ornamentais para construção civil com destino a mercados norte-americanos e outros produtos como café, pimenta do reino e gengibre. Houve alta também na exportação de produtos siderúrgicos, especialmente tubos, e cargas gerais, como maquinários e equipamentos para indústrias. Já os volumes importados apresentaram recuperação em diversos setores, com destaque para insumos de mineração e equipamentos para indústria siderúrgica e metalmecânica.

Os investimentos realizados pela Log-In totalizaram R$ 42,8 milhões no segundo trimestre, recursos alocados, principalmente, nas docagens programadas dos navios Log-In Resiliente e Log-In Endurance. No TVV, o montante de R$ 121 milhões integra o projeto executivo, aprovado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), utilizado para a aquisição de guindastes e empilhadeiras. De janeiro a junho, foram investidos R$ 165,6 milhões, incluindo US$ 20 milhões utilizados na aquisição do navio Log-In Discovery, a partir de recursos próprios levantados no último follow on da companhia.

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