Quinta-feira, 23 de setembro de 2021 - 16h11
Tek Trade registra aumento de 20% na importação de cabos de aço
Itens são usados na construção civil, no transporte de cargas e na pesca

A empresa catarinense de comércio exterior Tek Trade registrou um aumento de 20% na importação de cabos de aço, com 1.800 toneladas importadas no primeiro semestre deste ano. As principais aplicações do insumo são na construção civil, no transporte de cargas e na pesca.

Outro produto que apresentou crescimento na importação foi o fio de malha. No primeiro semestre a Tek Trade trouxe mais de 20 contêineres vindos da China. O destino final do insumo foram as indústrias têxteis localizadas na cidade do Vale do Itajaí (SC). Em volume de importação, foram destaques também no mesmo período o gás para ar condicionado e produtos médico-hospitalares.

“O aumento no volume de importações no primeiro semestre deste ano é reflexo da retomada da indústria, que teve uma grande desaceleração durante a fase inicial da crise sanitária de 2020 causada pela Covid-19”, analisa o diretor da Tek Trade, Sandro Marin.

Segundo ele, o crescimento das importações por Santa Catarina é reflexo dos incentivos fiscais oferecidos pelo estado há mais de 15 anos como um bom redutor de custos dos produtos importados. “A economia resultante das melhores condições tributárias oferecidas por Santa Catarina, além da capacidade de armazenamento e logística do estado, podem representar até 15% a mais no volume total de produtos importados”, explica Marin.