Sexta-feira, 5 de outubro de 2007 - 16h02
Porto do Recife mantém metas de crescimento

Nove primeiros meses do ano registraram aumento de 7,7% nas movimentações

O Porto do Recife apresentou, de janeiro a setembro, um crescimento na sua movimentação de cargas de 7,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O volume total cresceu de 1.585.638 toneladas para 1.707.088 toneladas, resultado que permite à diretoria do terminal manter a meta de crescimento de 10% nas operações até o final do ano.

De acordo com o presidente do Porto do Recife, Alexandre Catão, além de pleitear recursos junto aos órgãos federais para as obras de dragagem, o porto continua realizando ações para atingir o objetivo de elevar a movimentação portuária. “De toda forma, esta já é o maior resultado dos últimos oito anos”, diz.

As cargas que se destacaram em volume no mês de setembro foram os derivados de petróleo, cuja variação positiva foi de 9,9%, aumentando de 5,2 t para 5,7 t; o petro coque, registrou aumento de 117%, saltando de 27,6 t para 59,9; e o trigo, cresceu 69,1%, subindo de 34,7 t para 58,6t.

Vale lembrar que não foi registrada a movimentação de açúcar neste período, visto que o produto estava em seu último mês de entressafra, registrando até então o embarque de dois navios. Para o mês de outubro, estão previstos carregamentos para outras quatro embarcações. “A partir deste mês, a movimentação de açúcar será significativa”, anseia Catão.

www.portodorecife.pe.gov.br